População de Ferradas ganha homenagens pelos 206 anos e comemora serviços de saúde

28/10/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

Na tarde desta quarta-feira, 27, moradores de Ferradas, puderam fazer testes rápidos de HIV, Hepatites B e C, e Sífilis, que são infecções  sexualmente transmissíveis.  Além disso, em um palco montado na Praça Jorge Amado, os moradores tiveram apresentações de capoeira e de voz e violão, com o cantor  Carlos Santana.

Os serviços de saúde e assistência social e as  apresentações artístico-culturais foram oferecidos pelas secretarias municipais de Saúde, de Combate à Pobreza, Agricultura e Meio Ambiente, Governo e pelas fundações Itabunense de Cultura (FICC) e Marimbeta, que homenageou ex-alunos  do Sítio 5, localizado em Nova Ferradas.

“A entrega de certificados e de uma camisa da Marimbeta é o reconhecimento do papel desempenhado por cada um como ex-alunos,  hoje apoiadores”, comemorou  o presidente da Fundação Marimbeta Valter Silva.  Para ele, a história de Ferradas se confunde com a da Fundação. “Há 35 anos mantemos uma parceria com o bairro, através de ações sociais e envolvendo os alunos. Hoje o dia  foi de justas homenagens”, disse.

O mestre de capoeira da Fundação Marimbeta, João Gonçalves (Mestre Sedex) acredita que a celebração é  uma oportunidade para expandir a cultura afro-brasileira. “É uma forma de contribuir com a  cidadania dos alunos”,  afirmou.

As atividades comemorativas dos 206 anos de Ferradas reuniram profissionais do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT). “Nesta tarde os serviços mais procurados foram para aferir a pressão arterial e glicemia. Mas estamos fazendo uma busca ativa e convidando a população para fazer testagens das  Infecções Sexualmente Transmissíveis ( IST)”, afirmou a enfermeira Camila Ramos.

Durante  as celebrações a equipe  da Atenção Básica  ministrou palestras sobre a prevenção e o combate  ao  câncer de mama.  Em um estande montado na Praça Jorge Amado a equipe da Central de Regulação do SUS fez a marcação de exames. “Estamos atendendo à demanda espontânea e o morador já sai com o agendamento em mãos”, falou a diretora da Regulação Annarony Céu.

Os exames mais requisitados foram oftalmológicos, urológicos, ultrassonografia e dermatologia.  Também houve demanda para cardiologia e proctologia. “Estamos ofertando o agendamento de ultrassom da mama e ainda consultas em mastologia. São pacientes que já estavam com as demandas em mãos”, explicou Annarony Céu.

Moradora de Ferradas, dona Maria José Ribeiro, 58 anos, se disse satisfeita ao buscar uma consulta com médico dermatologista. “Já tive em todos os serviços aqui oferecidos. O evento festivo está  muito bom e Ferradas está de parabéns”, concluiu.
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação