Campanha do Setembro Amarelo em Itabuna marcado por atividades

09/09/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

A Campanha de Prevenção ao Suicídio, intitulada Setembro Amarelo, está sendo marcada em Itabuna por atividades programadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Mental. Nesta sexta-feira, dia 10, acontece o “Dia D de Combate ao Suicídio”, com a mobilização dos profissionais do atendimento psicossocial, que estarão em um estande, na Praça Olintho Leone, dando orientações à população no período das 9 às 16 horas.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, durante todo o mês, às quartas-feiras, também acontecem pit-stops no cruzamento da Avenida do Cinquentenário (imediações da Praça Otávio Mangabeira) com a Rua Professor Alício de Queiroz. “Durante estas ações, são distribuídos panfletos informativos sobre a prevenção ao suicídio e como e onde buscar ajuda para pessoas que manifestam sinais de depressão ou a ideação suicida”, frisou.
Lívia Mendes disse que durante a campanha do Setembro Amarelo são divulgados vídeos mostrando o fluxo de atendimento psicossocial no município, bem como os fatores de risco e os sinais de alerta que devem ser levados em conta pelas pessoas quando um familiar ou um amigo apresentar sintomas depressivos.
A secretária de saúde informou ainda que, para além destas ações, nas unidades de saúde da Rede de Atenção Básica, no Caps-AD e nas instituições de ensino superior vão acontecer ciclos de rodas de conversa sobre a temática do suicídio, com a participação de profissionais de Psicologia. “O nosso objetivo é sensibilizar a comunidade para a importância do combate ao suicídio e, consequentemente, salvar vidas”, finalizou Lívia Mendes.
__________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação