Secretaria de Saúde vai vacinar idosos acamados contra a covid-19 nesse sábado em Itabuna

26/03/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

O primeiro grupo de idosos acamados será vacinado contra a covid-19 nesse sábado, 26, a partir das 8 horas, numa ação da Prefeitura de Itabuna, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. Para facilitar a ação, realizada em parceria pelos departamentos de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica, foram selecionadas, inicialmente, pessoas de quatro unidades de saúde.

Para isso, a Secretaria de Saúde definiu que as vacinas serão aplicadas em domicílio pelos profissionais das USF Alberto Teixeira Barreto, no Bairro Califórnia; USF Mário Peixoto, no Jorge Amado; Centro de Saúde José Maria Magalhães (antigo Sesp); e UBS José Edites dos Santos, no Bairro São Caetano. Ao todo, serão aplicadas 180 doses da vacina contra a Covid-19 nos idosos que previamente foram cadastrados nas unidades de saúde do seu bairro.

O serviço de agendamento da aplicação da vacina em domicílio é para pessoas idosas que tenham dificuldade de locomoção. A diretora da Divisão de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, lembra que sua equipe já tem o cadastro dessas pessoas no sistema, com endereço e dados necessários. “Portanto, não há necessidade de procurar as unidades de saúde novamente caso a pessoa já tenha feito o cadastro na unidade mais próxima de sua residência”, afirma.

Familiares e cuidadores de idosos acamados ou com dificuldade severa de locomoção que ainda não tenham feito o cadastro do seu parente ou conhecido, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família mais perto de casa a partir de segunda-feira, dia 29.

A recomendação é que nenhum idoso deve ficar sem imunização contra o novo coronavírus. Para as demais pessoas, é obrigatório a higienização de mãos, uso de máscara, álcool gel 70% e distanciamento social. Além disso, só devem sair de casa se estritamente necessário