Cerca de 100 idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Itabuna participam nesta quarta-feira, dia 7, de um dia de lazer por meio do Projeto “Colônia de Férias”, na sede do Itabuna Esporte Clube, no Bairro da Conceição.

Esta ação marca o início das atividades dos Serviços de Fortalecimento de Vínculos dos quatro CRAS que atendem crianças, adolescentes e idosos da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS). Sob a orientação de monitores e servidores do SCFV os idosos, muito animados com som ao vivo, curtiram um verdadeiro Carnaval. Também tiveram a oportunidade de banhos de piscina e aulas de dança.

O gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Wescley Aquino, comentou que os idosos estavam ansiosos por este momento de lazer e entretenimento. “É muito bom ver a alegria e interação de todos, dançando, conversando e se divertindo. Temos cerca de 160 idosos cadastrados. Mas, nem todos conseguiram vir por questões de saúde. Os que vieram fizeram o dia valer a pena”, comemorou.

A orientadora profissional Irlândia Farias completou que o SCFV integra as atividades do CRAS, dando um suporte para os assistidos. “Eles têm a oportunidade de participar de encontros semanais, quando recebem orientações sobre seus direitos, que precisam ser respeitados, inclusive o direito ao lazer e a viver melhor”, frisou.

O casal dona Maria de Lourdes Santos e Erivaldo Loiola não pararam de dançar durante o evento. Casados há quase 40 anos, fizeram questão de falar que mesmo com o passar do tempo não perderam o encanto pela diversão.

“Participo deste serviço há cerca de seis anos e gosto muito. Durante as reuniões, tenho momentos de distração e, quando acontece um encontro desses, sinto-me realizada”, disse Dona Maria de Lourdes. As atividades lúdicas dos idosos são essenciais para que vivam em alegria.

Legenda: Idosos atendidos pelos CRAS de Itabuna “pulam carnaval” durante Colônia de Férias. Fotos Pedro Augusto.

Legenda: 1. O casal dona Maria de Lourdes Santos e Erivaldo Loiola não parou de dançar. Fotos Pedro Augusto.