Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

“Interbairros é tudo de bom para tudo e para todos”, afirma árbitro ilheense.

O Campeonato Interbairros de Futebol não é apenas  uma competição para os atletas e  desportistas se divertirem, competirem ou movimentarem os barros de Itabuna nos domingos e feriados.  Mais do que isso, tem o poder de revelar e projetar grandes nomes do futebol profissional, muitos dos quais passaram pelos campos de várzeas da cidade e ganharam o mundo. Um deles é Sammir que atualmente joga na Croácia.

O atacante do Bairro Banco Raso foi um dos atletas do Campeonato Interbairros. Jorge Sammir Cruz Campos, mais conhecido como Sammir, nasceu em Itabuna, em 23 de abril de 1987. Começou sua carreira de jogador de futebol profissional no Atlético Paranaense. Foi emprestado à Ferroviária de Araraquara e ao Paulista de Jundiaí. Após passar pelo São Caetano foi jogar no futebol croata, no Dínamo de Zagreb, em 2007, clube que atuou por sete temporadas. Em 2014, passou a jogar pelo Getafe, da Espanha.

Sammir foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17 em 2004 para a disputa da Copa Sendai 2004 e pela Seleção Brasileira Sub-18 que disputou o Torneio Internacional Milk Cup, na Irlanda do Norte. Depois de várias temporadas no futebol da Croácia, conseguiu a cidadania croata e manifestou o desejo de jogar pela seleção da Croácia. Em setembro de 2012, estreou pela seleção croata num amistoso contra a Macedônia. Ele foi um dos jogadores convocados pelo técnico da seleção da Croácia para participar da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

“O Interbairros é uma vitrine imensa para quem deseja seguir uma carreira no esporte profissional. Não faltam talentos em Itabuna, muitos deles revelados pelo Campeonato Interbairros”, destacou o   o diretor do time da Rua de Palha, Hyago Cardoso, que se lembra com orgulho da trajetória esportiva do atleta itabunense Sammir.

Outro atleta que passou pelo Interbairros é o meia atacante Sandre, que atualmente é um dos titulares do Santos Futebol Clube. O itabunense, nascido no Bairro Califórnia defendeu sua seleção em diversas edições do campeonato em Itabuna. “Temos muitos profissionais que foram ou são destaques no cenário nacional”, a firma Olégário Carvalho, presidente da seleção do Rua de Palha.

Outro destaque nacional é o professor de Educação Física e árbitro Marcelino Belmonte, que inclusive, apitou o jogo entre Odilon e Lomanto no feriado de quarta-feira. Natural de Ilhéus, ele foi revelado quando apitou o Interbairros em 2008. É filiado à Federação Bahiana de Futebol (FBF) e na  Confederação Brasileira de Futebol (CBF), onde atuou como titular em equipes de árbitros em diversos campeonatos brasileiros com times das séries A e B.

Para Marcelino Belmonte, o Campeonato Interbairros é um dos maiores incentivadores de atletas amadores e futebol que sonham seguir carreira no esporte profissional. “O Interbairros é tudo de bom para tudo e para todos”, afirmou.

Um dos coordenadores do Interbairros, o professor Paulo Roberto Rezende (Paulão)  informa com orgulho que são alguns dos muitos nomes do futebol nacional que saíram de Itabuna, depois de terem sido revelados nas edições anteriores do Interbairros. Cita, por exemplo, o atleta itabunense Wesley, professor de Educação Física que  jogou no Campeonato Itabunense e  atualmente está à disposição da CBF.

“É um orgulho para nós acompanhar o nascer de atletas que saíram da periferia de Itabuna, foram destaques em seleções de bairros e ganharam o  mundo do futebol profissional. Isso não tem preço, só alegria”, afirmou Paulão. Ele foi um dos profissionais que ajudaram na elaboração do projeto de construção do Campeonato Interbairros de Futebol Amador, ao lado de João Xavier, em 1993
___________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn