Prefeito Augusto Castro prestigia 2ª etapa do Mutirão do Diabetes 2021

21/11/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), prestigiou na manhã deste sábado, dia 20, a 2ª etapa do Mutirão do Diabetes 2021 promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes, em parceria com o Hospital Beira Rio e a Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo 152 portadores da doença identificados com retinoplastia acentuada ou pé diabético com sinais de gravidade foram atendidos por especialistas na unidade hospitalar.

Os pacientes fizeram exames laboratoriais de glicemia, creatinina, hemoglobina glicada, colesterol, proteinúria e microalbuminúria, além de exames de retina, fotocoagulação a laser e avaliação cardiológica. O atendimento presencial com oftalmologistas, cardiologistas e nefrologistas seguiu os protocolos de prevenção à Covid-19 determinados pela Organização Mundial de Saúde.

O prefeito Augusto Castro estava acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Promoção e Combate à Pobreza, Andrea Castro, e da secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar. No Hospital Beira Rio as autoridades municipais foram recebidas pelo presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e idealizador do Mutirão do Diabetes, o médico Rafael Andrade, que destacou que neste ano o projeto foi replicado em 25 cidades brasileiras.

Augusto ressaltou a parceria da Prefeitura com Hospital Beira Rio e a ONG Unidos pelo Diabetes que permitiu que os pacientes fossem atendidos depois de triados entre as 1.200 pessoas avaliadas na primeira fase no Centro de Atendimento Integral à Criança e Adolescente (Caic) Jorge Amado, no Jardim Primavera. Todos foram selecionados nos quatro módulos da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, como informou a secretária Lívia Mendes Aguiar.
___________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação