Prefeito Augusto Castro assina Protocolo de Intenções com prefeito de Brusque

30/09/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

Protocolo de Intenções foi assinado entre as prefeituras de Itabuna (BA) e Brusque (SC) durante cerimônia no Tarik Fontes Plaza Hotel, na noite de quarta-feira, dia 29, pelos prefeitos Augusto Castro (PSD) e José Ari Vequi (MDB). O objetivo é o de estreitar a relação entre as duas cidades que farão um intercâmbio para alavancar o desenvolvimento.

Durante a palestra, o prefeito José Ari Vequi destacou que sua cidade é nova economia de Santa Catarina, sendo referência na indústria têxtil. “Hoje temos cinco shoppings de pronta entrega. Ano que vem será aberto um centro de Inovação”, disse.

Na sua fala, ele afirmou que mesmo na pandemia, empregos foram gerados na sua cidade.  “Os pequenos negócios mudaram a realidade de Brusque”, comemorou. O prefeito de Brusque estava acompanhado por uma comitiva formada por vereadores e o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina.

Depois de exibir um vídeo sobre os potenciais socioeconômicos do município, o  prefeito Augusto Castro (PSD) ressaltou que a presença de  representantes  do município catarinense  gera esperança  de mais investimentos para Itabuna. “Temos potencial no comércio, indústria, prestação de serviços  e turismo. Queremos trocar experiências e atrair mais investimentos”, disse.

Sobre os investimentos, o prefeito itabunense disse que as tratativas serão constantes, inclusive contando com o suporte da Amurc. “Atualmente, Brusque emprega mais de 10 mil  pessoas oriundas da região Sul da Bahia. Isso faz com quem pensemos mais ainda na  geração de emprego e renda para fixar as pessoas aqui”, destacou Augusto Castro.

A secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, apresentou o Centro de Logística de Itabuna, que está sendo projetado para a rodovia  BR-101, que  pode ser  mais um atrativo para investidores do  Sul do país. “Essa ideia foi lançada pelo prefeito Augusto Castro durante a campanha eleitoral. Estamos em estudos preliminares. O empreendimento deve ficar a 33 quilômetros do Porto Sul e  vai funcionar como um retroporto e um centro de exportação”, anunciou.

O secretário-executivo da Associação dos Municípios dos Sul, Extremos-sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Luciano Veigam lembrou  que a Região Cacaueira baiana tem potenciais que podem enriquecer o intercâmbio com Brusque. “Nos temos em comum o ativo da Mata Atlântica, um bioma importante. É uma oportunidade para trocar experiências para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

O encontro foi prestigiado pelos prefeitos Jadson Albano, de Coaraci, vice-presidente da Amurc; Vinícius Ibramm, de Buerarema, e do CDS; Antônio Valete, Jussari, e do Cima, e Babi do Prado, de Pau Brasil: a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo;  secretários municipais, os vereadores Ronaldo Geraldo e Israel Cardoso, que representou a Presidência da Câmara Municipal de Itabuna, e líderes empresariais.
___________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação