Prefeito Augusto Castro decreta luto oficial por três em memória do professor Adeum Sauer

19/09/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

A edição eletrônica do Diário Oficial do Município desta segunda-feira, dia 20, vai trazer o Decreto de Luto Oficial por três dias, assinado pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), em homenagem ao professor e sociólogo Adeum Hilário Sauer que faleceu na madrugada de hoje em decorrência de um acidente automobilístico na rodovia BA-001, nas proximidades de Canavieiras, no sul do Estado. Ainda no domingo, o prefeito expediu Moção de Pesar onde lamenta o fato.

Para o prefeito Augusto Castro, o repentino falecimento do ex-secretário de Educação é perda lastimável por ter sido um expoente na educação pública. “Nesse momento de dor, quero hipotecar minha solidariedade aos familiares, amigos, alunos e ex-alunos do professor Adeum Sauer. Homem de notório saber, uma lastimável perda para a educação. Que Deus em sua misericórdia, o receba em luz”, diz a Moção de Pesar.

Como secretário municipal de Educação, entre 1993-1996 e 2001-2004, o professor Adeum Sauer foi responsável pela criação da Escola Grapiúna, um novo modelo de ensino-aprendizagem por meio de ciclos. Além disso, desenvolveu um arrojado projeto inovador na educação pública o que lhe alçou à presidência da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), à titularidade da Secretaria de Educação do Estado, em 2007-2009, na gestão do ex-governador Jaques Wagner, e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Além de servidor da Ceplac, Adeum Sauer era professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e empresário, tendo assumido a direção do Abatedouro e Frigorifico Regional Sul da Bahia LTDA (Afrisul), responsável pela gestão do matadouro municipal em Nova Ferradas. Ao lado de outros investidores e sócios, está expandindo em 50% a capacidade de abate de bovinos, caprinos e suínos na unidade que gera quase uma centena de empregos diretos.
___________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação