Secretário de Governo prestigia lançamento do projeto “Costurando para o Futuro”

13/09/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

O secretário municipal de Governo, Josué Brandão Júnior, representou o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), no lançamento do projeto “Costurando para o Futuro”, que teve a presença do secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte Guimarães Neto. A ação foi apresentada durante uma cerimônia no Conjunto Penal de Itabuna na tarde de quinta-feira, dia 9.

“Vamos levar ao prefeito Augusto Castro, o pedido do secretário Nestor Duarte para que as pessoas que ainda estão processo de ressocialização e até quem já cumpriu sua pena seja aproveitado em casos de contrato para reformas de escolas e obras públicas da cidade” afirmou Júnior Brandão

O secretário de Governo reforçou ainda que o município tem a Lei nº 2.116, de 2009, que institui um programa de incentivo ao emprego para ex-presidiários. “É uma demanda importante, já que hoje em dia é mais difícil ao mercado absorver uma pessoa que ficou temporariamente privada de liberdade”, disse.

“Devolver cidadãos honrados à sociedade”. Foram as palavras proferidas pelo secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte Guimarães Neto, no lançamento do projeto “Costurando para o Futuro”.

O objetivo do projeto, que se une a outras iniciativas, é que cerca de 150 internos costurem 50 mil fardamentos que serão distribuídos paras outras penitenciárias no estado. “A grande vantagem dessa iniciativa é que a cada três dias trabalhados, o interno tem um dia de remissão da pena”, afirmou o secretário.

Ele destacou que, além da costura dos uniformes, três dias de estudo também dão direito a um dia de remissão da pena. “ Temos ainda a remissão pela leitura”, disse o secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização.

O projeto do Governo do Estado já foi inserido em Feira de Santana e Salvador. “ Nós temos vários cursos, dentre eles marceneiro, eletricista, carpinteiro e computação, fruto de parcerias com empresas privadas”, frisou Nestor Duarte.

Para o diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Adriano Jácome, o trabalho da Secretaria de Administração Penitenciária é exitoso. Ele explicou que antes de integrar o programa, o interno passa por uma terapia ocupacional.

“São selecionados e aprendem uma nova atividade. Pelo menos duas mil fardas para os próprios internos já foram confeccionadas pelos internos”, comemora Jácome. A cerimônia teve ainda a participação de representantes da Justiça, Defensoria Pública do Estado (DPE-BA), Ministério Público da Bahia e da Polícia Militar.
__________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação