Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar a caderneta da pessoa idosa

31/08/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa será o próximo passo da Secretaria Municipal de Saúde na atenção primária de Itabuna. Por isso, na sexta-feira passada, dia 27, aconteceu um encontro para sua apresentação às apoiadoras da Diretoria da Atenção Básica a fim de nortear a construção do plano terapêutico singular de cada idoso. A reunião enfatizou a percepção das limitações, a importância da comunicação assertiva, acessibilidade e acolhimento da pessoa idosa por meio de dinâmicas.

Participaram do encontro, as apoiadoras de Módulo Assistencial e de Atenção à Saúde da Mulher, que debateram as ações e pontos da caderneta que serão enviadas as Unidades Básicas e de Saúde da Família para serem preenchidas conforme consulta e acompanhamento.

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é uma orientação do Ministério da Saúde e integra um conjunto de iniciativas que tem por objetivo qualificar a atenção oferecida às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde (SUS). É um instrumento proposto para auxiliar no bom manejo da saúde da pessoa idosa, sendo usada tanto pelas equipes de saúde, quanto pelos idosos, seus familiares e cuidadores.

Segundo a apoiadora de Módulo da Atenção Básica, Bárbara Orsine, “a Caderneta permitirá o registro e o acompanhamento pelo período de cinco anos de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre as condições de saúde e hábitos de vida, identificando vulnerabilidades, além de oferecer orientações de autocuidado do idoso”, destacou.
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação