Itabuna discute propostas para o SUAS durante Conferência Municipal de Assistência Social

31/08/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) realiza nesta terça-feira, 31, com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) no Teatro Municipal Candinha Dória, a XIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento tem como tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Ao longo do dia, os participantes vão avaliar a Política da Assistência Social e definir as diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O evento que contou com apresentações culturais, palestra e discussões de subtemas específicos em grupos, contou com a presença de secretários municipais, vereadores, trabalhadores e usuários do SUAS, além de representantes da sociedade civil organizada.

O secretário municipal de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho, representou o prefeito Augusto Castro e a secretária de Promoção Social, Andréa Castro, frisa que a pobreza é uma realidade marcante e que os gestores precisam identificar as causas para buscar soluções. “Ainda há muito que ser feito, mas o que eu desejo é que as nossas ações tenham como foco o cuidado com as pessoas mais necessitadas, para que de fato tenhamos uma sociedade mais livre, justa e solidária”.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e gestora do SUAS, Suze Meire Martins Moreira, ressalta a importância de trabalhar as políticas públicas pensando de fato em todos aqueles que dela necessitam. “Precisamos construir propostas concretas para o Sistema Único de Assistência Social, para que possamos levá-las para as conferências Estadual e Nacional e ao final nossa população ser de fato contemplada com ações diretas”, afirmou.

Estiveram à mesa de abertura Wallace Lima Habib Bonfim, trabalhador do SUAS, Napoleão Santana, presidente da Fundebs, representando a sociedade civil organizada, e Arnaldo Augusto da Cruz, os usuários da Política do SUAS Centro Pop. Eles ressaltaram a importância de ações integradas que venham beneficiar toda cadeia assistencial.

A palestra magna ficou sob a responsabilidade da assistente social Mirian da Conceição Souza de Freitas, especialista em Saúde, Seguridade e Políticas Públicas. Dentre os pontos abordados: a Política Nacional de Assistência Social, Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais e a Norma Operacional Básica de Assistência Social e Assistência Social como Política de Estado.

Vários grupos se dividiram para discutir cinco eixos temáticos. “Ao final, serão deliberadas as propostas e eleitos dos delegados e suplentes que participarão das Conferências em nível Estadual e Federal”, informou Suze Meire, destacando ser a Plenária o ponto alto da XIII Conferência Municipal de Assistência Social.
_____________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação