CMAS e SEMPS realizam a XIII Conferência da Assistência Social nesta terça-feira (31)

31/08/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza (SEMPS) realizam a XIII Conferência da Assistência Social de Itabuna nesta terça-feira, dia 31, às 7h30min no Teatro Candinha Dórea, com o credenciamento. Antecedendo, o evento pré-conferências aconteceram reunindo atores e representantes da sociedade civil organizada.

De acordo com a presidente do CMAS, Suse Mayre Martins Moreira Azevedo, as pré-conferências foram espaços democráticos de discussão e articulação coletiva com participação das instituições da sociedade civil, dos usuários e dos trabalhadores da política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“É o local onde levantamos as propostas a serem discutidas e votadas na Conferência. Agora, realizaremos a conferência que tem como principal objetivo reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas da Assistência Social nos próximos anos”, informou.

Com o tema: “Assistência Social – Direito do povo e dever do Estado com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, para a secretária da Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, o evento é muito oportuno para o desenvolvimento das articulações que garantirão, entre outras coisas, a proteção social para a população em vulnerabilidade social.

“A nossa Secretaria está sempre pronta para fazer cumprir os direitos socioassistenciais no enfrentamento da desigualdade. E essa discussão durante a conferência é importantes para auxiliar na construção de estratégias para fazer cumprir efetivamente esses direitos”, pontuou Andrea Castro.

Aproximadamente 90 pessoas devem participar da Conferência Municipal de Assistência Social ao longo do dia, que contará com representantes de entidades de assistência social inscritas no Conselho, representantes dos usuários; trabalhadores do SUAS, Conselheiros, representantes da gestão municipal e convidados.

XIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ITABUNA

PROGRAMAÇÃO

07:30 Credenciamento
08:30 Apresentação Cultural ( Lar Fabiano de Cristo)
08:50 Formação da Mesa
09: 00 Palestra Magna : Assistência Social, Direito do povo e Dever do Estado, com Financiamento Público para Enfrentar as Desigualdades e garantir Proteção Social”
Palestrante:
Mirian da Conceição Souza de Freitas
-Assistente Social
-Especialista em Saúde, Seguridade e Políticas Públicas
-Atuou como Técnica de Referência no CRAS 1-Itabuna
-Ex Vice e Ex Presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social-Itabuna)
-Coordenadora da Vigilância Socioassistencial – Itabuna

10:00 Divisão dos grupos para discussão dos eixos temáticos

12:30 Almoço

Plenária Final

14:00 Apresentação Cultural (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)

14:30 Discussão das propostas para alteração, conservação ou supressão

16:00 Votações das deliberações e moções

16:30 Eleição dos Delegados e Suplentes

17:30 Encerramento

__________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação