Programa Previne Brasil continua cadastrando moradores nos bairros de Itabuna

30/08/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

A Prefeitura de Itabuna, por meioda Coordenação de Agentes Comunitários de Saúde, está redefinindo estratégias no cadastramento das famílias no Programa Previne Brasil. O trabalho de campo, que objetiva o levantamento epidemiológico da população tem enfrentado resistências pontuais em algumas áreas da cidade. Atualmente mais de 187 mil pessoas já foram cadastradas.

Por isso, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participaram de um encontro com a gerente Comunitária de Saúde, Margarida Amorim, na quinta-feira, dia 26, para tratar sobre a questão e encaminhar soluções que aceleram o cadastramento das pessoas em seus domicílios. Com base no cadastro, as autoridades sanitárias conseguem fazer o planejamento e estabeleceras políticas públicas de promoção, prevenção, proteção e reabilitação em saúde. Por isso, é necessário que todas as pessoas, independentemente de classe social, integrem o cadastro,para que possam ser traçados o perfil epidemiológico da cidade e com isso direcionar as linhas de cuidado da saúde da criança,mulher, adolescente, idoso e homem.

No momento, os ACS estão reforçando a importância do cadastramento para o Programa de Atenção Básica nos bairros onde tiveram dificuldade de acesso,como São Caetano, Banco Raso, Góes Calmon, São Judas, Zildolândia,Castália, Jardim Vitória, Conceição, Pontalzinho, condomínios residenciais privados e no centro da cidade.

Os cidadãos podem identificar o Agente Comunitário de Saúde pelo uso do crachá, fardamento e sua vinculação às unidades de saúde do bairro que reside. O mesmo aconteceu com agentes comunitários que foram transferidos para áreas. “Pedimos o apoio mancomunidades para que o acesso do Agentes Comunitário que realizam o cadastramento das famílias e dos domicílios seja facilitado. Estamos trabalhando para que a Prefeitura possa atender as necessidades de saúde das famílias integralmente,” ressalta Margarida Amorim.

A Secretaria Municipal de Saúde pretende alcançar as 19 associações rurais cadastradas na Prefeitura de Itabuna. Como é prioridade chegar a 100% de cobertura com o cadastramento, o planejamento está acontecendo. A princípio,com o chamamento dos presidentes das associações. Alguns já foram contactados em agrovilas e o cadastro está acontecendo.

O Programa Previne Brasil promove novas estratégias de funcionamento do SUS, informando o repasse para as esferas do governo e relatando os indicadores para as linhas de cuidado como: gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças menores de cinco anos (fase do calendário vacinal) e mulheres de 25 a 68 anos que estão em processo investigativo de câncer uterino, colo e mama.
_____________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação