Prefeitura limpa canais do Vila Anália e São Roque para atender comunidades

24/08/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

As equipes do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Prefeitura de Itabuna começaram a trabalhar nesta semana em várias partes da cidade. No Vila Anália, por exemplo, os operários iniciaram a roçagem do canal que corta o bairro e será feita a limpeza geral da calha tão logo após a tarefa esteja concluída.

Moradora da Rua Cedrom, há 10 anos, a professora Rita Camargo disse que a situação era tão feia que as crianças brincavam com ratos correndo no meio da rua. “Fora insetos como moscas, pernilongos e baratas que infestavam essas áreas”, relatou. A professora agora se diz tranquila e agradecida pela atenção ao bairro que a Prefeitura vem dando na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).

Desde a sexta-feira passada, dia 20, operários de campo da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo também trabalham na limpeza do canal do São Roque. O serviço começou com capinagem e poda de árvores. Nesta segunda-feira, a máquina pesada  faz a limpeza geral ao longo da extensão do canal. Na área próxima ao centro da cidade, a exemplo do bairro Pontalzinho, Jardim do Ó e ruas centrais, foi iniciada a pintura do meio fio.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Alcântara informou que a pintura começou a ser feita nas primeiras horas da manhã e será retomada à noite, a fim de não atrapalhar o tráfego de pessoas e veículos.

“Nossos homens começam a trabalhar cedo, se precisar trabalham à noite e nos fins de semana, só assim teremos uma cidade limpa, apresentável, e organizada como deseja o prefeito Augusto Castro”, disse. Ele também tem se mostrado animado ao afirmar que os moradores estão mais conscientes sobre a importância de uma Itabuna limpa e do reconhecimento de que a prefeitura tem feito sua parte, o de garantir os serviços básicos e essenciais para a melhor qualidade de vida da população.

O superintendente do Departamento de Serviços Urbanos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Francisco de Souza Lino Filho também elogia a participação da comunidade nas ações do município. “Que bom que essa prática tem se tornado quase uma rotina em Itabuna”. Segundo ele, isso se deve à ação permanente dos profissionais dos departamentos de limpeza e iluminação pública, de manutenção de pista asfáltica e das estradas vicinais e de outros setores que trabalham de forma sincronizada para levar esse tipo serviço à população.

Ele reforça a parceria entre o poder público e a comunidade que pode solicitar serviços ou fazer denúncias. O telefone da Limpeza Pública é (73) 3612–9825, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 e 14 horas.
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação