Prefeitura de Itabuna realiza ação da Campanha Agosto Dourado

16/08/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

O Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna em parceria com o Hospital Manoel Novaes, realizou  na quinta-feira, dia 12, no espaço social da Igreja Batista Boas Novas, no São Pedro, uma ação alusiva à Campanha Nacional Agosto Dourado. Neste mês, há o incentivo, promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Na ocasião, houve uma palestra de orientação para as gestantes, puérperas e acompanhantes do SUS e também àquelas que fazem pré-natal na rede de atenção privada sobre a importância do aleitamento materno. A ação foi desenvolvida pela equipe multiprofissional das Unidades de Saúde Lavígnia Magalhães, John Leahy e Simão Fiterman.

Segundo a diretora do Departamento de Atenção Primária, Alessandra Lopes, a presença dos acompanhantes foi importante, “pois a família precisa estar envolvida e orientada sobre a importância do aleitamento que para muitas mulheres pode ser delicado, mas que traz diversos benefícios para a saúde do bebê.” Enfatizou.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, pontuou que, além dos benefícios nutricionais e de saúde do bebê, amamentar também promove  a intimidade mãe-filho. Ela destacou que o leite materno é o alimento mais completo durante os seis primeiros meses de vida.

Ao todos, estiveram presentes 110 participantes entre a equipe multiprofissional, mães, acompanhantes, a coordenadora do Banco de Leite, Bianca Baleeiro, a gerente dos Agentes Comunitários de Saúde, Margarida Amorim, a coordenadora de enfermagem do Hospital Manoel Novaes, Luciana Nobre, a médica  Fabiane Chavez e a apoiadora de Saúde da Mulher da Atenção Básica, Katiane Reis.
___________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação