Hospital de Base de Itabuna realiza mais uma captação de córneas

15/08/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, através da Organização de Procura de Órgãos (OPO), realizou mais uma captação de córneas na madrugada desta sexta-feira, dia 13. Após a remoção, o tecido segue para o Banco de Olhos da Bahia no Hospital Roberto Santos, em Salvador.

De acordo com a coordenadora da OPO/ HBLEM, Silvana Batista, as córneas foram retiradas de uma paciente que morreu na unidade hospitalar. “A doação traz um sentido de renascimento para outra vida”, disse.

Durante a pandemia, a fila de espera por córneas saiu de 500 para 900 pacientes, por causa da suspensão das cirurgias em todo estado, de acordo com informações.

A córnea pode ser retirada em um tempo igual ou inferior a 6 horas apenas com autorização da família e o consentimento prévio do paciente. Dessa forma, é necessário que haja um diálogo para que a pessoa demonstre a vontade de ser doadora.

No próximo dia 26, haverá uma reunião em Salvador com todos os coordenadores da OPO no estado, para avaliar a fila de espera e debater a campanha Setembro Verde, para a conscientização sobre a importância da doação de órgãos.
___________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação