Prefeito Augusto Castro participa da inauguração da nova sede da Reitoria da UFSB

29/07/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

No final da manhã desta quarta-feira, dia 28, Dia da Cidade, Itabuna foi presenteada com a nova sede da Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O prefeito Augusto Castro, acompanhado de deputados federais e outras autoridades, prestigiou a cerimônia, que aconteceu no imóvel do antigo Fórum Ruy Barbosa, na Praça José Bastos, centro.

O ato inaugural, presidido pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas, que representou o ministro Mílton Ribeiro, contou também com a presença da Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, e integrou a programação comemorativa dos 111 anos do município.

Na solenidade, o prefeito fez questão de ressaltar o histórico de lutas e resistência do município para que a Reitoria permanecesse na cidade. “Recebemos esse equipamento com grande orgulho, porque sabemos da sua importância para o município. Itabuna ganha muito com a Reitoria da UFSB em nosso território”, assinalou.

Castro aproveitou o momento para fazer um apelo ao secretário de Educação Superior do Ministério da Educação. Ele pediu que o município possa sediar o curso de Medicina da UFSB. A solicitação ganha reforço com a Lei Municipal que declara Itabuna como “Cidade Universitária”, por ser o principal polo de serviços e de educação do Sul da Bahia.

Atualmente, Itabuna reúne grande número de instituições de ensino superior, inclusive pelo sistema de ensino a distância, para onde convergem, diariamente, milhares de estudantes de cidades vizinhas. Por isso, tem uma tendência natural para o desenvolvimento da educação superior, como destacou o prefeito, elencando avanços nos segmentos do comércio, serviços e indústria.

 

“É uma cidade acolhedora, com essa vocação na área educacional que precisa ser melhor aproveitada por sua localização geográfica central”, disse Augusto Castro. Ele lembrou que no passado a cidade muito contribuiu com a arrecadação de ICMS para o Estado por seu comércio forte e pujante, cujos empresários sabem superar desafios.

Já o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas, ressaltou que uma Universidade é apoiada no tripé ensino, pesquisa e inovação, visando auxiliar de forma direta o desenvolvimento de uma região.

 

“Para nós é uma honra ter a UFSB que, apesar de nova, com apenas oito anos, já tem contribuído para o desenvolvimento regional. O Ministério da Educação sempre apoiou e continuará apoiando a UFSB com recursos e material humano”, sentenciou.

 

Já a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), Adélia Pinheiro, que representou o governador Rui Costa, frisou a necessidade de fortalecer o ensino superior na região. Ela já ocupou a Reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e conhece as necessidades educacionais.

 

A reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, agradeceu o apoio de todos para a concretização do projeto da nova sede da Reitora. Ela lembrou o período em que a UFSB estava sendo criada, em 2013, quando precisou funcionar na sede na Amurc por um tempo. Natural de Itajuípe, ela é conhecedora dos problemas regionais e do potencial do Sul da Bahia.

Autoridades políticas e da área acadêmica das três esferas governamentais marcaram presença na cerimônia, a exemplo dos deputados federais Paulo Magalhães (PSD-BA) e Lídice da Mata (PSB-BA), os secretários estaduais Davidson Magalhães (Trabalho, Emprego e Renda) e João Carlos Oliveira (Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura).

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), Reitor da Uesc, Alessandro Santana, vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho, Primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andréa Castro, presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, dentre outros, prestigiaram a cerimônia.

___________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação