Prefeitura avança na recuperação asfáltica de vias, agora no Bairro São Judas Tadeu.

08/04/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

Os trabalhos de recuperação asfáltica que vêm sendo encaminhados pela Prefeitura de Itabuna, através da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, já estão ganhando os principais corredores de tráfego. Os serviços estão sendo executados em toda a cidade.

Nesta semana, o recorte, recolhimento de material inservível e aplicação de novo concreto asfáltico estão concentrados no Bairro São Judas Tadeu. Atenção especial tem sido dada as ruas Inglaterra, Liberdade, Espanha e Portugal que dão acesso a equipamentos importantes, como o Centro de Referência de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH) e a sede social da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Segundo o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, “a recuperação tem como principal objetivo melhorar a trafegabilidade nas ruas e nos bairros, uma vez que uma grande quantidade de buracos compromete a própria segurança e motoristas e pedestres”, afirma.

Além disso, no Bairro São Judas levou-se em consideração, principalmente, a reativação em fevereiro do sistema de transporte coletivo. “Por isso, é importante que se fizesse essa recuperação do asfalto, especialmente por serem as vias do São Judas Tadeu ponto de passagem entre regiões importantes da cidade, como os bairros Conceição, São Pedro, Daniel Gomes, Pedro Jerônimo”, destaca.

O superintendente disse ainda que o trabalho vai além do que comumente se conhece como “Operação Tapa Buracos”. Na verdade, há um acompanhamento intensivo das equipes técnicas, baseada nos estudos que já foram feitos, o que exige o corte geográfico, retirada de materiais, aplicação de subbase e base e o posterior recapeamento com o aumenta a vida útil em três vezes.

O volume de chuvas que tem sido registrado na cidade desde segunda-feira compromete o cronograma. Mas, a previsão é a de que as máquinas, a equipe técnica e os operários já estejam retomando o serviço amanhã. Por isso, no bairro São Judas, os trabalhos deverão ser concluídos em uma semana.