Desobstrução do canal da Feira do Califórnia agrada moradores e comerciantes

26/03/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

O comerciante Jorge Raimundo, que tem uma barraca na feira livre do Califórnia, onde comercializa frutas, verduras e hortigranjeiros, ficou satisfeito com o início do serviço de desobstrução e limpeza do canal de drenagem nesta sexta-feira, dia 26. O trabalho está sendo executado por uma equipe de operários com o apoio de uma retroescavadeira o que agrada também aos moradores.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos, da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, cumpre ação prioritária dos primeiros dias de governo do prefeito Augusto Castro. Todos os canais de macrodrenagem serão limpos e desobstruídos.

No Califórnia, o trabalho coordenado pelo secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr segue firme atende a solicitação do vereador Erasmo Ávila (PSD) ao prefeito de Itabuna. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores apresentou pedido de providências, depois de receber a demanda dos moradores que sofriam com a sujeira e o mau cheiro, causados pelos dejetos lançados no leito do canal que impediam o fluxo das águas.

De acordo com o superintendente de Serviços Público, Francisco de Sousa Lino Filho, a meta
é minimizar ao máximo os problemas causados às famílias que convivem com canal próximo às suas residências e comércios. “Canal sem limpeza, traz uma série de transtornos para a população, como por exemplo, mau cheiro, a presença de insetos, animais peçonhentos e roedores”, comenta.

Jorge Raimundo disse que a ação de limpeza e desobstrução é uma iniciativa válida que vai diminuir, consideravelmente o mau cheiro, que afasta seus clientes. “A limpeza tem que ser contínua, ocorrer sempre. Mas, esse canal precisa mesmo é de uma cobertura na parte que passa pela feira”, sugere.

Outro comerciante, que preferiu o anonimato, afirma que no governo passado o canal não passou por nenhuma ação de limpeza e reforça que, essa ação, precisa ser repetida com frequência. Ele lembra que a limpeza de canais também fortalece as ações de combate à dengue. Mas, reforça que
é preciso que a população não jogue lixo. “É necessária a conscientização do morador que é quem acaba sofrendo”, ensina.

OUTROS

Ontem, teve início a limpeza do canal do bairro Santo Antônio, nas ruas Santos Dumont e José Bonifácio, depois do acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Itabuna e a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). Além disso, será viabilizada a canalização e o tratamento de todo o esgoto atualmente lançado no canal de macrodrenagem.

Ao visitar o bairro Santo Antônio para acompanhar os trabalhos que estão sendo realizado em toda a extensão do canal, o prefeito Augusto Castro (PSD) e o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, anunciaram obras de canalização do esgoto, antiga reivindicação dos moradores que sofrem com o mau cheiro, a presença de insetos, animais e alagamentos em períodos de chuva.

Depois da limpeza do canal, de aproximadamente 1,5 quilômetro, serão implantadas redes coletoras de esgoto, que vão levar os dejetos até uma estação de tratamento. “Temos mais de um quilômetro de canal. Vamos implantar nas duas margens tubulações interceptoras, com poço de visita, para receber o esgoto despejado. Vamos deixar o canal livre para a drenagem pluvial e viabilizar a sua revitalização”, explicou Mendes Filho.

Até agora, a Prefeitura já executou a desobstrução, limpeza e poda de árvores nas margens dos canais de drenagem dos bairros Lomanto e Novo Lomanto, Pau Caído e São Pedro. Segundo a Superintendência de Serviços Públicos ainda neste semestre outros canais de macrodrenagem serão atacados.

“O objetivo é evitar alagamentos no período chuvoso que se encerra no mês de abril. Em paralelo, também estamos fazendo operações de microdrenagens em avenidas do centro e bairros. As ações são coordenadas visando o bem-estar da população como deseja o prefeito Augusto Castro”, finaliza Sousa.