Superintendência desobstrui bueiros em operação de microdrenagem na Avenida Ilhéus

25/03/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Urbanos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, deve concluir neste sexta-feira, dia 26, a operação de microdrenagem em toda a extensão da Avenida Ilhéus, no centro. A ação consiste na desobstrução e limpeza de bueiros e de redes pluviais, com a retirada do material carreado pelas chuvas e lavagem.

O superintendente Francisco de Sousa Lino Filho afirma que a operação de microdrenagem é para preparar algumas avenidas e ruas da cidade para o período das chuvas, já que está sendo executada em áreas onde há registros de alagamentos “Estamos nos antecipando, mas desejamos a cooperação da população para que redes de drenagem pluvial e bueiros permaneçam todo o tempo limpos. Para isso, é necessário que se evite jogar lixo nas ruas”, orienta.

Para os serviços de limpeza e zeladoria, as equipes estão tendo o suporte de um caminhão caçamba para a remoção de dejetos e do material carregado e de um caminhão suga-suga, que lança fortes jatos d’água no interior das redes pluviais e bueiros para a limpeza completa. Segundo Sousa, a
orientação do secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, é de preparar os logradouros para que alagamentos sejam evitados.

A desobstrução e a limpeza de redes coletoras de águas pluviais e bueiros nos principais corredores de tráfego, no centro e bairros de Itabuna, está sendo executada desde o mês passado pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo em toda a cidade. Antes, a ação preventiva tinha alcançado as vias do centro da cidade, principalmente locais onde há registro de alagamentos nos períodos de chuvas.

As equipes já atuaram nas Avenidas José Soares Pinheiro, na oeste, Cinquentenário e Amélia Amado, no centro, e Princesa Isabel e Manoel Chaves, na zona sul da cidade, e Aziz Maron e Mário Padre, no Góes Calmon. O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, explica que gradativamente outras áreas da cidade receberão o mesmo tratamento.

Em paralelo, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo vem executando a operação tapa-buracos numa ação contínua. Na terça-feira, as equipes atuaram nas Avenidas Princesa Isabel, Aziz Maron e Mário Padre.
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação