Prefeitura de Itabuna orienta contribuinte a buscar serviços tributários online

25/03/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Fazenda e Orçamento, orienta o contribuinte a utilizar o atendimento online por meio do site oficial, sem a necessidade da ida presencial ao Departamento de Tributos no Centro Administrativo Firmino Alves. Além da consulta e autenticidade de documentos, o contribuinte pode emitir documentos, como a segunda via de carnês, e certidões negativas.

O auditor-fiscal Emerson Carvalho afirma que recentemente o sistema tributário passou por atualização, o que permitiu o seu acesso remoto pelos servidores do Departamento de Tributos, de modo a facilitar o atendimento dos contribuintes. Ele lembra, ainda, que os contribuintes do município já podem acessar os serviços no site da Prefeitura, sem a realização de qualquer cadastro prévio.

Estudo preliminar apontou que a maior parte dos contribuintes que prefere atendimento presencial no Departamento de Tributos chega em busca da emissão de 2ª via de boletos, alvarás, taxas (TLF) e inclusive carnê do atual exercício do IPTU, que podem ser baixados, por qualquer pessoa do escritório, de casa ou mesmo de bureau de serviços de internet (lan-houses).

Além disso, quaisquer consultas podem ser dirigidas ao correio eletrônico:tributositabuna@gmail.com.

No site oficial, também é possível obter outros serviços, tanto pelos contribuintes como pelos servidores públicos municipais, que neste momento respondem ao recadastramento, cujo prazo final se encerra nesta sexta-feira, dia 26.
___________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação