Divisão de Controle de Zoonozes realiza ação para vacinas animais contra a raiva

25/03/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

Mais de 500 cães e gatos foram vacinados na Praça dos Capuchinhos, no Bairro da Conceição nesta quinta-feira, dia 25. O trabalho para imunizar os animais contra a raiva, doença que pode ser transmitida ao ser humano, foi desenvolvido pela
Prefeitura de Itabuna, através da Divisão de Controle de Zoonozes (DCZ) da estrutura do Departamento de Vigilância da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

A diretora do DCZ, médica veterinária Ellen Gleicer Lima Santos, disse que objetivo da ação é levar a vacina antirrábica até a comunidade. “Queremos descentralizar a aplicação desse imunizante nos animais e facilitar o acesso das pessoas ao nosso serviço”, pontuou.

Os donos dos animais também festejam a iniciativa de participar de uma ação como essa para mais perto da comunidade. “Sem dúvida é muito importante para a saúde de nossos animais”,comenta a dona de casa Ângela Araújo. Ela conta que a cadela Aika, com pouco mais de quatro anos nunca tinha recebido dose de vacina. “A Prefeitura está fazendo bem porque, além da vacina ser gratuita, está sendo aplicada perto de casa”, elogia.

A nutricionista Elane Verusca também aproveitou a oportunidade para levar seu gatinho para receber o imunizante. “Foi uma excelente ideia, até mesmo pela comodidade”. A dona de casa Andréa Alves foi outra dona de pet que levou sua pequena gata “Mimi”, de um aninho para ser vacinada. “Foi ótimo, sem pagar nada. Foi muito tranquilo e rápido”, comentou.

A diretora da DCZ informou que na próxima semana, dias 31 e 1º, a vacinação antirrábica será realizada na Praça Simão Fitermann, no Bairro São Caetano. Os donos dos animais precisam levar o cartão de vacina de seus animais domésticos. Caso não tenham, o documento poderá ser emitido na hora.

Ellen explicou também que a iniciativa de vacinar os animais nos bairros, surgiu após a constatação de que a campanha do ano passado não alcançou todo público-alvo. “Vale ressaltar que durante todo ano, a Divisão oferece a vacina antirrábica, a única forma de combate, pois a doença não tem cura” alertou.

O primeiro bairro a receber a ação do DCZ foi o Fátima seguido do bairro da Califórnia. “Na primeira semana vacinamos mil animais”, afirmou Ellen Glaicer. A veterinária explica que só animais com idade acima dos três meses podem ser imunizados.

O mutirão para vacinar cães e gatos começou na semana passada pelos bairros de Fátima e Califórnia, onde foram imunizados mais de 800 animais. Ellen Gleicer diz que a vacinação antirrábica gratuita também chegará a outros bairros.

Para ela, o ato de vacinar os animais de estimação não é importante apenas para garantir a saúde deles, mas de toda a comunidade. Ela lembra que muitas das doenças dos pets atingem o ser humano. “Então, vacinar animais não é só um gesto de amor, mas de saúde pública também”, concluiu.


Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação