Prefeitura amplia zeladoria em avenidas do centro e bairros de Itabuna

17/03/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

A desobstrução e a limpeza de redes coletoras de águas pluviais e bueiros nos principais corredores de tráfego, no centro e bairros de Itabuna, estão sendo ampliados no trabalho de zeladoria que está sendo executado pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo em toda a cidade. Antes, a ação preventiva tinha alcançado as vias do centro da cidade, principalmente locais onde há registro de alagamentos nos períodos de chuvas.

Mas, há quinze dias as equipes atuaram nas Avenidas José Soares Pinheiro, na oeste, Cinquentenário, Ilhéus e Amélia Amado, no centro, e Princesa Isabel e Manoel Chaves, na zona sul da cidade. O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, explica que além de remover lixo e detritos, os operários estão lavando as redes coletoras e bueiros.

Para isso, estão tendo o suporte de um caminhão caçamba para a remoção do material e de um caminhão suga-suga, que lança fortes jatos d’água no interior das redes pluviais e bueiros para a limpeza completa. Segundo Sousa, a população pode cooperar com os esforços do poder público em zelar para que a cidade se mantenha limpa.

Apesar da varrição e coleta diária de lixo na área central e nos bairros da cidade, detritos e lixo são carreados pelas enxurradas em dias chuvosos, tendo como consequência alagamentos em algumas áreas, inclusive com danos às lojas e casas comerciais que acabam invadidas. “É preciso que haja a cooperação de lojistas e transeuntes, pois, tantos esforços nada adianta se não houver a participação das pessoas”, finaliza.

TAPA-BURACOS

Em paralelo, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo vem executando a operação tapa-buracos numa ação contínua. Na segunda-feira, as equipes atuaram nas Avenidas Roberto Santos e Hercília Teixeira de Almeida, que ligam os bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e Zizo ao Conceição.

Nesta fase inicial, os serviços melhoram a qualidade dos grandes canais de tráfego do transporte coletivo urbano, mas também é realizada tapa-buracos em pequenas vias, com corte geométrico e retirada do material saturado.
__________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação