Secretário de Gestão atende reivindicações de coveiros do cemitério de Ferradas

10/03/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

Os coveiros do cemitério do bairro de Ferradas se reuniram nesta quarta-feira, dia 10, com o secretário municipal de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho, que se prontificou em solucionar o atraso de dois meses no benefício de insalubridade e no encaminhamento de outras demandas.
Os funcionários municipais são lotados na Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura de Itabuna.

De acordo com a o secretário, eles protocolaram um pedido que já foi encaminhado ao Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (Sesmet). Tão logo um laudo seja emitido, o que provavelmente será positivo, a questão da insalubridade será resolvida” disse o secretário, que lembrou a determinação do prefeito Augusto Castro para a valorização do servidor público municipal.

O coveiro Albino Oliveira, contou que em janeiro os trabalhadores só receberam por 20 dias trabalhados, sem ao valor da insalubridade, que é de 20%, incidindo sobre os salários. “Já em fevereiro recebemos apenas o salário integral. Precisamos da insalubridade, porque estamos expostos a produtos químicos e corremos mais risco durante a pandemia”, disse.

Além da insalubridade, os profissionais cobraram o fornecimento de equipamentos de proteçao individual (EPIs), tendo o secretário de Gestão e Inovação garantido que tais demandas também serão atendidas pela Prefeitura. “Já informamos a Secretária Municipal de Saúde, que se comprometeu em doar máscaras e álcool gel, que distribuiremos para os coveiros, afirmou.

Os trabalhadores também relataram o desgaste de macacões e óculos protetores que precisam ser repostos. “Não temos esse material em estoque, mas vamos adquiri-los mediante processo licitatório. Já sobre as ferramentas, que também precisam ser substituídas, comunicamos ao superintendente Francisco de Sousa Neto, que garantiu o apoio para resolver essas demandas”, disse.

“Trabalhamos de domingo a domingo e precisamos de boas condições para exercer nossa função”, frisou coveiro Albino Oliveira. O secretário de Gestão e Inovação, José Alberto Lima Filho, deixou claro reconhecer a importância da atividade dos coveiros do mais antigo bairro de Itabuna, que já foi distrito no século XIX. “Vamos melhorar as condições de trabalho dessas pessoas, inclusive com a limpeza, roçagem e pintura dos muros do cemitério”, garantiu.

__________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação