Prefeito de Itabuna reuniu Comitê para referendar medidas contra da Covid-19

27/02/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

O decreto do Governo estadual que suspende as atividades não-essenciais em 381 municípios baianos até 5 horas de segunda-feira será seguido pelo Município de Itabuna. Devido ao aumento de casos e internações por Covid-19, o governador Rui Costa anunciou na quinta-feira, dia 25, lockdown em todo o estado. O fechamento dos serviços, que ocorrerá de maneira escalonada, se inicia às 17 horas desta sexta-feira.

As pessoas que descumprirem a orientação do decreto poderão ser conduzidas à delegacia por crime contra a saúde pública. A medida rígida foi motivada pelos índices da pandemia na Bahia, que enfrenta o pior momento desde a confirmação do primeiro caso. O decreto foi objeto de consultas pelo governador que conversou por telefone com o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), de mais prefeitos baianos.

Ontem, o prefeito de Itabuna reuniu representantes da classe empresarial e de comerciários em seu Gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves quando procedeu consultas. A preocupação de Augusto Castro se refere à elevada taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI nos hospitais do município, apesar do anúncio de mais investimentos na capacidade de internação no Hospital de Base e no Hospital Calixto Midlej Filho.

Cada um dos participantes do encontro se comprometeu em explicar as medidas no seu segmento, além de ajudar na fiscalização para que ocorra a desaceleração do novo coronavírus. A reunião contou com os presidentes da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Sérgio Velanes; da CDL, Carlos Leahy; diretores do Sindicom, Rollemberg Macedo e José Adauto Vieira; e da Associação de Bares, Lanchonetes, Restaurantes e similares, Leandro Hage.

A sindicalista Amanda Santos, representando o Sindicato dos Comerciários, e os secretários de Governo, Josué Brandão Júnior; de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pellegrini; coordenador-geral de Comunicação, Afonso Dantas.
__________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações institucionais e Comunicação