Itabuna programa novo calendário de vacinação depois de receber mais 2.280 doses

26/02/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde programa um novo calendário de imunização, depois de receber nesta sexta-feira, dia 26, mais 2.280 doses de vacinas chinesas Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan com a Sinovac, e o instituto Oxford/Astrazeneca.

De acordo com a coordenadora de Imunização do Município, Camila Brito, 1.300 imunizantes serão destinados às pessoas com idade acima de 80 anos e menos de 84 anos de idade. Já as 980 doses da Coronavac restantes serão usadas na aplicação da 2ª etapa da vacinação de idoso, acima de 90 anos. “Vamos fazer um drive-trhu para essas faixas etárias” disse.

O primeiro drive-trhu vai acontecer na segunda-feira, dia 1º de março, para as pessoas entre 80 e 84 anos. A vacinação será realizada no pátio do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), na Avenida Inácio Tosta Filho (ponto fixo); na Praça Rotary, no Góes Calmon; USF Élson Duarte, no bairro Urbis IV (ponto fixo); e na Praça Antoninho Queiroz, no Bairro de Fátima.

Já a aplicação da 2ª dose em idosos com mais de 90 anos será realizada na quinta-feira, dia 4, nos mesmos locais. “Em todos os casos, é necessário levar documento de identidade, Cartão SUS, comprovante de residência e CPF”, alertou Camila Brito.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde alertou os grupos prioritários para a importância de tomar a vacina. No entanto, esclareceu que as substâncias não impedem o contágio pelo Covid-19. “A vacina assegura que os sintomas sejam mais leves. Por consequência, os leitos da UPA 24-Horas e de hospitais serão desafogados”, esclareceu.

Mesmo com a aplicação das vacinas, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, reforça que as pessoas devem ficar atentas às recomendações das autoridades sanitárias. Devem evitar aglomerações, manter o distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão e álcool gel a 70%.