Fundação Marimbeta inicia reformas nos Sítios de Integração

24/02/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente deu início, nesta terça-feira, dia 23, às reformas de unidades, cumprindo uma das metas do prefeito Augusto Castro. O projeto de requalificação está sendo iniciado pelo Bairro São Pedro.

O presidente da Fundação Marimbeta, professor Valter Silva, disse que foi feito um diagnóstico de quais são os principais problemas de cada uma das unidades. “O que se verificou é que todas precisam de intervenções estruturais. Por isso que as reformas estão sendo iniciadas pelo Sítio III, no São Pedro”, explicou.

Os trabalhos foram iniciados com a revitalização, o que inclui a limpeza, roçagem, capina e podas. Também serão revisadas as instalações elétricas e hidráulicas e telhados e renovadas pinturas de paredes internas e externas. A instalação de muros e portões, visando uma maior segurança das pessoas e do patrimônio será avaliada.

PARCERIAS E FAMÍLIAS

Com um total de áreas de 74 mil metros quadrados em cinco unidades, a Fundação Marimbeta deve ganhar, já nos próximos meses, ampliação na quantidade de salas de aulas, novos espaços de recreação, lazer e práticas desportivas. Atualmente paralisados, projetos de agricultura, fruticultura e horticultura serão recompostos para que crianças e adolescentes continuem sendo as principais beneficiadas. A ideia é que esse trabalho atinja também aos seus familiares.

Para Valter Silva, a Fundação Marimbeta tem uma vocação natural para o social. Por essa razão, não dispensará parcerias com as secretarias de Promoção Social e Combate à Fome, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e de Educação. Com isso, a capacidade de oferta de oficinas e cursos profissionalizantes também será ampliada, beneficiando sobretudo as famílias dos estudantes.

Além disso, parcerias com as universidades Estadual de Santa Cruz (UESC) e Federal do Sul da Bahia (UFSB) também serão propostas, sobretudo para que a educação científica adentre os espaços escolares dos sítios, através da oferta da Educação em Tempo Integral, da revisão dos projetos pedagógicos das escolas e fortalecimentos das oficinas culturais.
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