Secretaria de Saúde faz testagem em busca de casos positivos de Covid-19 no bairro Califórnia

18/02/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 18, testes rápidos para detecção de casos do novo coronavírus em comerciantes e funcionários e pessoas que residem no bairro Califórnia.

A ação, executada pela Diretoria de Vigilância em Saúde, integra o Plano Municipal de Combate à Covid-19.Tem como principal objetivo, detectar a doença, principalmente, aquelas pessoas que estão assintomáticas.

Essas pessoas, apesar de não apresentarem sintomas, mesmo sem intenção, podem transmitir a doença e contribuir para o aumento do número de pessoas infectadas na cidade.

De acordo com a diretora de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, esta ação é semelhante à executada recentemente na Feira Livre do São Caetano. Lá, foram realizados 428 testes, sendo 100 positivos e 328 negativos.

“Com base em um boletim interno, em que avaliamos semanalmente a incidência da Covid-19 nos bairros, decidimos qual o bairro pode ser contemplado com esta ação”, explica.

Dona Romilda Torres, 54 anos, foi uma das pessoas que fez o teste. “Já tive dois filhos que foram infectados. Tenho muito medo de também ficar doente. Faço a minha parte, me protegendo”, afirmou.

A comerciária Gabriela Souza, 18 anos, trabalha em uma loja de cosméticos no entorno da Praça da Piedade. Ela conta que é sempre bom fazer o teste, já que existem casos de reinfecção. “Eu já tive Covid-19 há cerca de cinco meses. Trabalho com atendimento ao público. Por isso é muito bom fazer testes como este para saber se está tudo bem”, avaliou.

AÇÃO CONJUNTA

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância da Saúde, esta ação de busca ativa e de casos do novo coronavírus está sendo executada com o suporte das secretarias de Transportes e Trânsito e Segurança e Ordem Pública e da Guarda Civil Municipal.

Foram mobilizados técnicos do Departamento de Vigilância da Saúde e das Divisões de Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest). A expectativa é de que até as 13 horas sejam realizados cerca de 600 testes.

A diretora de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, faz um apelo à população para que fique em casa e que caso precise sair, use máscaras, álcool em gel 70% e evite aglomerações. “Itabuna vive um momento crítico por conta da falta de leitos para o tratamento da Covid-19. Precisamos fazer a nossa parte”, recomendou.
_______
Departamento de Comunicação Social