População aplaude a volta inaugural dos ônibus

17/02/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, recebeu muitos aplausos ao participar da volta inaugural de parte da frota de 50 ônibus do transporte público por avenidas do centro da cidade no final da tarde desta terça-feira, dia 16. A passagem dos veículos pelas avenidas do Cinquentenário e Amélia Amado foi saudada por comerciários e clientes.

Na porta das lojas as pessoas demonstravam a felicidade de contar com transporte público de qualidade, a partir desta quarta-feira, dia 17, depois de o sistema entrar em colapso desde março do ano passado por conta da pandemia do novo coronavírus. Foram 11 meses sem ônibus na cidade.

Dentre as novidades anunciadas pelo prefeito estão sistemas wifi, USB e de reconhecimento facial, além da integração. Para isso, cinco pontos, no centro da cidade, foram selecionados para o Sistema de Integração: Praça da Laura Conceição (Catedral); Beira-Rio; Praça Otávio Mangabeira (Camacan); Centro Comercial e Avenida Amélia Amado.

O usuário poderá fazer o transbordo em até uma hora a partir do momento em que pagar a passagem. Dessa forma, os cidadãos pagarão apenas a tarifa de R$ 3,70 no deslocamento de um ponto a outro da cidade. Por exemplo, quem sair de bairros da zona oeste para a Califórnia descerá do ônibus no centro e tomará outro em direção ao destino.

O prefeito Augusto Castro disse que, pelo menos seis dos veículos do grupo empresarial Atlântico Transportes que vão operar em Itabuna terão ar-condicionado. “Estamos cumprindo a promessa de fornecer transporte público aos cidadãos. Para isso, assinamos o contrato emergencial com a empresa que também admitiu 230 cobradores, motoristas e pessoal de outros setores na própria cidade”, expressou.

Na manhã de hoje, uma equipe da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), comandada pelo titular da pasta, Thales Silva, vistoriou os veículos. Foram observados itens como funcionamento do elevador de acesso para pessoas com deficiência, cinto de segurança, campainha e abertura e fechamento das portas.

Motoristas e cobradores participaram e também foram convidados representantes de associações e entidades que atendem pessoas com limitações físicas e motoras, como a Associação Grapiúna de Paraplégico (AGP), a Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência (APD), Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia (Fundesb) e o Núcleo Cuidar.

O presidente da ADP, Claudinei Santos, lembrou que Itabuna tem hoje cerca de 17 mil pessoas com alguma deficiência. Durante o tempo de interrupção do serviço em março do ano passado, eles foram os mais prejudicados. Mas agora está todo mundo muito feliz com este momento.

“Sempre tivemos dificuldades no que se refere a acessibilidade nos ônibus. Pelo que pudemos verificar nesta vistoria, todos os veículos têm elevador de acesso funcionando. O que é muito positivo”, pontuou Claudinei Santos.

________
Departamento de Comunicação Social