Secretário Moacir Lima fala sobre melhoria para famílias que vivem no lixão de Itabuna

10/02/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, se reuniu nesta quarta-feira, 10, com representantes da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) para falar sobre as melhorias na qualidade de vida das famílias que vivem no lixão de Itabuna. O depósito de lixo da cidade fica localizado próximo ao Loteamento Nossa Senhora das Graças.

No encontro, no Centro Administrativo Firmino Alves, também foi abordada a questão do aterro sanitário que será instalado na cidade. “Temos que nos unir ao poder público para solucionar problemas do meio ambiente e sociais como os dessas famílias”, disse Lima.

A implantação de aterros sanitários segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos que precisar ser adotada por todos os municípios brasileiros até 2024. Com isso, as pessoas não podem mais sobreviver do lixo que é coletado nas cidades.

“O aterro sanitário é mais adequado para o meio ambiente, pois, tem uma destinação correta do dejetos”, avaliou Thiago Guedes, diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna, que também participou do encontro, acompanhado de Rodrigo Haun.

A defensora pública Kalliany Gonzaga disse que é fundamental um plano de coleta seletiva para quem hoje vive no lixão. “Estamos dispostos a ajudar a Prefeitura na elaboração de um plano para gerar renda para essas famílias”, afirmou. Kalliany faz parte do Núcleo de Gestão Ambiental ( Nugam) da Defensoria Pública do Estado

Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação