Prefeitura apoia a volta do futebol amador e profissional em Itabuna

10/02/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

O secretário municipal de Esporte e Lazer, vice-prefeito Endesron Guinho, está animado com a possibilidade de o futebol amador e profissional voltar como nos velhos tempos. Umas das ações do município para a efetivação da proposta é a recuperação do Estádio Luiz Viana Filho, contando com o apoio do prefeito Augusto Castro.

Outra iniciativa foi dada numa audiência na semana passada do secretário com a direção da Federação Baiana de Futebol (FBF). O encontro foi agendado pelo presidente do Itabuna Esporte Clube (IEC), Rodrigo Dantas, e dele participaram o secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier e o diretor jurídico do clube Othon Dantas.

“A cidade clama pela volta de nossos times ao Itabuna e campos de várzea. Por isso, nosso futebol amador precisa voltar aos campos, animar a grande torcida que sempre teve e proporcionar momentos de alegria e vibração durante as competições que só nosso futebol soube fazer”, relembra o secretário.

A direção do clube recorda que o Itabuna Esporte Clube, por exemplo, surgiu em 1967, oriundo do “Itabuna Futebol Clube” fundado bem antes, em 1929, na categoria amadora. A mudança dos estatutos permitiu que se transformasse na categoria profissional. Além disso, mudou as cores do amarelo e preto para o atual azul e branco em homenagem à lendária seleção amadora de Itabuna, octacampeã baiana da categoria.

Já o Grapiúna Atlético Clube, que completa 25 anos de fundação no próximo mês de março também planeja retornar ao futebol profissional. O seu presidente, Álvaro Castro, se reuniu com a diretoria da FBF e expôs planos para a volta à Série B do Baianão em 2021. Segundo ele, o clube já se organiza para disputar a divisão de acesso.

_______
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações institucionais e Comunicação