Comunidade é sensibilizada para importância do Centro de Controle de Zoonoses de Itabuna

09/02/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

Nesta terça-feira, dia 9, em estande montado na Praça Adami, área central de Itabuna, a comunidade foi sensibilizar sobre o papel do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na promoção e preservação da saúde pública.

Este foi o principal objetivo da mobilização promovida pela coordenação da unidade da Secretaria Municipal de Saúde. As ações incluíram ainda orientações sobre a posse responsável e cuidados com animais.

Abordando transeuntes e atendendo pessoas que se digiram ao estande, profissionais e técnicos do Centro de Controle de Zoonoses distribuíram panfletos e esclareceram dúvidas sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão.

Segundo a coordenadora do CCZ, Ellen Glicer Lima Santos, a perspectiva é que a população tenha mais clareza a respeito do trabalho que é executado por profissionais médicos veterinários e técnicos do Centro, principalmente no controle de doenças transmitidas por animais.

Quanto à posse responsável, a coordenadora do CCZ disse que todos aqueles que possuem animais de estimação devem ficar atentos não somente aos seus direitos a ter estes animais, mas, principalmente aos seus deveres em relação a estes.

“Ao adquirir ou adotar um animal de estimação, os cuidados vão além da alimentação. É importante se preocupar com as necessidades básicas dele como a saúde, o bem-estar, a segurança e, se possível, consultas regulares ao veterinário”, pontuou Ellen.

___________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações institucionais e Comunicação