Secretaria de Saúde de Itabuna faz testagem da Covid 19 no bairro São Caetano

04/02/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

Os altos índices de infecção da Covid 19 registrados nas últimas semanas no bairro São Caetano, zona sul de Itabuna, levou a Secretaria Municipal de Saúde a testagem rápida em massa de comerciantes, feirantes, comerciários e moradores do entorno da feira livre e da Praça Simão Fitterman. Até as 13 horas desta quinta-feira, dia 4, 428 pessoas foram testadas.
Do total de testes aplicados, 100 tiveram registro positivo enquanto 328 negativo. O resultado confirmou os dados levantados no mapeamento no bairro feito pela Secretaria de Saúde, no período de 16 a 31 de janeiro com 95 casos da doença, o que definiu o sinal de alerta e a testagem realizada hoje.
A testagem, coordenada pela Diretoria de Vigilância da Saúde, teve o objetivo de traçar o diagnóstico mais preciso da propagação do novo coronavírus na comunidade do São Caetano. Segundo a diretora do departamento, a bióloga sanitarista Maristella Antunes, depois da testagem rápida e a partir do relatório de casos positivados, a Secretaria Municipal de Saúde adotará medidas preventivas como a obrigatoriedade de medidas de higiene, distanciamento social, uso de máscara e do álcool em gel, visando bloquear transmissão da Covid 19 no bairro.
“A medida fez parte das ações estratégicas de combate a pandemia que vem sendo executadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Estamos seguindo a determinação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, de dar prioridade ao cuidado a população na prevenção à Covid”, enfatizou Maristella Antunes.

A iniciativa de testagem de feirantes e moradores do entorno da feira contou com o apoio das divisões de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, além do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cereste) e das secretarias de Transportes e Trânsito e de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal. Os participantes também foram orientados sobre a importância da adoção das medidas de segurança, a exemplo da obrigatoriedade do distanciamento social, uso de máscara e do álcool em gel.

Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação