Comerciantes da Feira do São Caetano farão teste rápido para Covid-19

03/02/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

Nesta quinta-feira, dia 4, comerciantes do entorno da praça da Feira, no Bairro São Caetano, em Itabuna, serão submetidos a testagem rápida para detecção da Covid 19. A ação da Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde começa às 8 horas.

Resulta de um mapeamento feito pela Vigilância, onde o bairro aparece com 95 casos registrados da doença entre 16 e 31 de janeiro.

A Diretora de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, disse que o trabalho será realizado com apoio das Divisões de Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológica e do Centro de Referência Regional Em Saúde do Trabalhador (Cerest), Secretaria de Segurança e Ordem Pública e Guarda Civil Municipal. “Os trabalhadores que testarem positivo serão orientados a se afastar das atividades”, explicou.

Maristella disse ainda que as equipes vão orientar os comerciantes sobre o uso de máscara e do álcool em gel e distanciamento social nas atividades cotidianas. “As lojas que descumprirem as medidas de segurança serão notificadas” alertou, chamando a atenção de moradores e de comerciantes para a necessidade de seguir as orientações das autoridades sanitárias.

O mapeamento o centro da cidade aparece com 83 casos, o Bairro Santo Antônio aparece com 79 casos, Fátima 74 e Mangabinha 73. Por isso, nessas áreas também podem ser executadas ações de orientação aos moradores e comerciantes, além da testagem rápido.

VACINAÇÃO

Paralelo à testagem rápida, as equipes da Vigilância da Saúde nesta quinta-feira vão imunizar os idosos com idade acima dos 90 anos, no sistema drive thru. A vacinação vai acontecer das 9 às 13 horas no antigo Sesp, na Avenida Inácio Tosta Filho, em frente à Faculdade Santo Agustinho, no Nova Itabuna; e Praça Antoninho Queiroz, do Bairro de Fátima

Na Praça do Rotary, Góes Calmon, próximo da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. O Departamento de Vigilância da Saúde orienta às pessoas que levem Carteira de Identidade (RG), CPF, Cartão SUS e comprovante de residência o que é indispensável.
__________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações institucionais e Comunicação