Secretaria de Saúde vacina médicos, odontólogos e nutricionistas da Atenção Básica

27/01/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

Dando continuidade ao Plano Municipal de Vacinação gradual dos profissionais da área da saúde de Itabuna, que estão na linha de frente contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde imunizou cerca de 50 odontólogos, nutricionistas e médicos do Departamento da Atenção Básica. A aplicação das doses aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 27.

Os profissionais foram convocados pela Secretaria de Saúde para um encontro onde foram apresentadas metas a serem alcançadas com as novas regras do Programa Previne Brasil. A maioria deles trabalha diretamente na linha de frente de combate à Covid-19 nas unidades básicas e de saúde da Família.

“Agora, a sensação é de alívio, porque a minha profissão apresenta um risco muito alto por conta dos aerossóis. Mas, continuei trabalhando durante toda a pandemia adotando medidas de segurança”, disse a odontóloga Adriana Coelho.

Seguindo o cronograma, no turno da tarde desta quarta-feira, serão vacinados os profissionais do Samu-192 e da UPA 24 horas que não ainda receberam a primeira dose da vacina.

Neste primeiro encontro que contou com a presença da secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, da subsecretária Lânia Peixoto e da Supervisora da Atenção Básica, Alessandra Lopes, e demais profissionais, foram apresentadas as regras do Programa Previne Brasil que estabelece um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária.

A partir deste ano, os repasses do Governo Federal aos municípios serão executados tendo como base uma avaliação criteriosa da cobertura e qualidade dos serviços. A secretária Lívia Mendes falou da responsabilidade do município de melhorar as condições de trabalho, mas também do compromisso dos profissionais com a qualidade.

“O Previne Brasil vai muito além de indicadores. É uma cadeia. Nossa assistência e a qualidade dela refletirão diretamente em números e, consequentemente, em retorno financeiro para o município”, frisou a secretária.

Por sua vez, a subsecretária Lânia Peixoto reforçou a necessidade da qualidade da assistência, dando exemplo do resultado de um estudo em que se 85% das demandas da Atenção Básica forem solucionadas, os maiores problemas da Média e Alta Complexidade serão resolvidos”, disse.

 

PRIMEIRO ENCONTRO

Na semana passada, o Previne Brasil foi apresentado aos profissionais de Enfermagem das redes de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, as autoridades sanitárias fizeram o mesmo apelo: os serviços e atendimentos das UBS e USF necessitam de qualidade.

Cerca de 60 enfermeiros que trabalham diretamente na linha de frente de combate à COVID-19 nas unidades receberam a primeira dose da vacina durante evento similar promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

_____________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação