Exploração do trabalho infantil na pandemia preocupa técnicos da Secretaria de Promoção Social

27/01/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas
O risco de crescimento da exploração do trabalho infantil diante dos impactos da pandemia do novo coronavírus, em Itabuna, está preocupando os técnicos da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. Neste mês, foram intensificadas as ações de combate a essa prática no município.
A informação é da coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Maria D’Ajuda Cavalcante. Com o tema “Ação Social mais perto de você” – Combate ao trabalho infantil e prevenção ao covid-19, os técnicos do PETI estão realizando uma campanha desde os primeiros dias do ano.
O trabalho consiste em visitas noturnas, entre 18 e 21 horas, às praças da cidade para fiscalizar situações de trabalho infantil e exploração sexual, como também conscientizar a população sobre esses dois graves problemas sociais de que são vítimas crianças e adolescentes.
Trata-se de uma ação conjunta, desenvolvida pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza em parceria com a Guarda Civil Municipal, com apoio da Polícia Militar. Durante as visitas são distribuídos kits de proteção ao Covid-19.
“O trabalho tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a necessidade de maior proteção a esta parcela da população, com o aprimoramento de medidas de prevenção e de combate ao trabalho infantil, em especial diante da vulnerabilidade socioeconômica resultante da crise provocada pelo novo coronavírus”, explicou Maria D’Ajuda.
Ao destacar que recebe um significativo número de denúncias relativas à existência de trabalho infantil no município, a secretária Andréa Simas Castro ressaltou o trabalho desenvolvido em Itabuna pelos técnicos do PETI.
Além de realizar, periodicamente, o preenchimento do Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Simpeti), os técnicos realizam visitas a estabelecimentos comerciais.
Também insere jovens no Programa Jovem Social, do Ministério Público do Trabalho. Também, encaminham crianças e famílias para vários serviços de assistência da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, a exemplo do Creas Medidas e do CRAS.
_____________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação