Agentes Comunitários de Saúde serão vacinados contra Covid-19 em Itabuna

27/01/2021 | Afonso Henrique Coelho Dantas

Cerca de 400 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) receberão a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus nesta quinta-feira, dia 28. A vacinação integra o Plano Municipal de Vacinação elaborado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo informações da Supervisora de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, a imunização
vai acontecer no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imean), a partir das 13 horas. Ela informou que mais uma equipe de vacinadores, funcionários efetivos das divisões de Vigilância Sanitária e Epidemiológica será criada para atender esse grupo.

O trabalho também vai acontecer na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, onde serão vacinados outros profissionais de saúde que ainda não tenham sido imunizados.

O Plano Municipal de Vacinação, elaborado pelos técnicos da Prefeitura, inicialmente, priorizou equipes da linha de frente no combate a Covid-19 que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Samu-192. Em seguida vieram profissionais de UPA-24 horas, no Monte Cristo.

Até o momento, 1.648 pessoas em toda cidade já foram vacinadas com a Coronavac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan e também com a Oxford/Astrazenica, que chegou esta semana a Itabuna.

A supervisora de Vigilância da Saúde adiantou que nesta sexta-feira a vacina será aplicada em pessoas que trabalham na rede particular de Saúde, o que inclui clínicas médicas e odontológicas e hospitais que fazem procedimentos apenas durante o dia (Day Hospital). A imunização acontece no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), com 8 vacinadores.

Maristella informou que na próxima segunda-feira, 1º, grupos de profissionais de saúde da média e alta complexidade serão imunizados pela manhã, a partir das 8 horas, no mesmo local. Na parte da tarde o pessoal da Vigilância da Saúde.

IDOSOS

Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação com as doses da Oxford de pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI (abrigos, asilos, casas de acolhimento, etc) em continuidade à execução do Plano Municipal de Vacinação.
Ao todo, 234 idosos e 225 profissionais que trabalham nessas casas de acolhimento foram imunizados.

A ação foi acompanhada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro, pela secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Simas Castro, além de profissionais de saúde e assistentes sociais. A presença do Chefe do Executivo municipal foi para reforçar o empenho da atual gestão em alcançar grupos prioritários e reduzir os números da Covid-19 em Itabuna.

_____________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação