TECNOLOGIA APROXIMA PROFESSORES, ESTUDANTES E FAMILIARES

15/12/2020 | Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Itabuna vem estimulando, nas últimas semanas e meses, o uso da tecnologia para aproximar professores, estudantes e familiares (pais e responsáveis) da Rede Municipal de Ensino. Desde o início da pandemia causada do COVID-19, as escolas tiveram de se adequar aos recursos online.

“No caso de Itabuna, o grande desafio era justamente promover uma maior interação entre todos os sujeitos dos espaços escolares e driblar as dificuldades dos profissionais causadas pelo distanciamento das salas de aula. Nesse sentido, muitas ações vêm sendo desenvolvidas pela SME, através do Departamento de Pesquisas, Planejamento e Informações Gerenciais (DPPIG) e seus setores: Setor de Manutenção de Informática (SMI) e o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM)”, disse a secretária da Educação, professora Nilmecy Gonçalves.

O Departamento de Pesquisas, Planejamento e Informações Gerenciais (DPPIG) foi crucial para trabalhar as informações da Rede Municipal de Ensino que precisou remanejar todo o seu atendimento para o sistema online, por conta da pandemia.

O departamento é responsável pelo sistema de gestão, o E-polis, no qual todas as informações relativas à SME e às unidades escolares estão interligadas. “O E-polis, que já roda desde 2014 na rede, passou por algumas atualizações e possui muitas funcionalidades que possibilitam ao departamento fornecer dados em tempo real, facilitando assim, o dia a dia no setor”, comenta a diretora do DPPIG, professora Ritta Conrado.

Por se tratar de uma tecnologia em tempo real, ela explica que o software permite acompanhar todo o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula, a realidade das escolas, o número de alunos matriculados, as estatísticas e o andamento de todas as unidades da Rede Municipal de Ensino.

Outro destaque é que, com o sistema, os pais conseguem acompanhar toda a vida escolar dos filhos: acesso ao histórico, à frequência, às notas, atividades e provas, apenas com o código do aluno, via computador ou celular, de forma 100% online. “Isso ajudou a evitar o contato físico e a aglomeração durante a pandemia nas escolas”, destacou Gonçalves. “Antes, as matrículas eram realizadas de modo presencial nos postos disponibilizados pela SME. Agora, tudo é pela internet”, ratificou.

O site para acessar as informações está disponível no endereço www.itabuna-educa.ids.inf.br/aluno/#/inicio. Quaisquer dúvidas sobre como acompanhar a vida escolar dos estudantes na internet, a SME sugere que os pais busquem as informações completas nas secretarias das escolas.

___

Prefeitura de Itabuna.
Secretaria Municipal da Educação.
15 de dezembro de 2020.