SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ENTREGA AO CME O REFERENCIAL CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL

30/11/2020 | Assessoria de Comunicação

Um dos momentos históricos mais importantes da educação pública municipal e para a Rede Municipal de Ensino dos últimos tempos aconteceu na manhã desta segunda-feira (30), quando a secretária da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, compareceu à sede do Conselho Municipal da Educação (CME) de Itabuna para proceder a entrega do Referencial Curricular da rede.

A secretária foi recebida pela presidente do Conselho Municipal da Educação, professora Rosemary Santiago.

Participaram ainda do encontro a presidente do Fórum Municipal da Educação, professora Lúcia Bittar; o vice-presidente do Fórum Municipal da Educação e integrante da Comissão de Governança, professor Edjaldo Vieira Santos; a assessora do Departamento da Educação Básica (DEB) da SME, professora Shirlene Alves, representando a diretora, professora Regiane Cruz; e as assessoras de Formação Continuada do DEB, professoras Patrícia Nayara e Alena Santos da Silva; também a chefe de gabinete, professora Maria Conceição Lagariça; e o servidor da SME, Eric Souza. Do CME, participaram a conselheira Norma Clara e a secretária Elinéia Gomes Leal.

Na oportunidade, a professora Nilmecy Gonçalves procedeu registros de agradecimento, tanto ao CME quanto ao Fórum Municipal da Educação, pela parceria, pelo esforço em conjunto, por direcionarem olhares para os mesmos horizontes no que se refere à educação do município, qual seja a melhoria da qualidade da educação, através da aprovação da Proposta Político-pedagógica Pelo Direito de Aprender e, agora, através da análise que se procederá do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino.

À luz da Pedagogia Histórico-crítica (teoria do professor Dermeval Saviani) que baseia a proposta da rede, o Referencial Curricular também estrutura e organiza mais detalhadamente os componentes curriculares das unidades escolares.

Além do referencial, Gonçalves entregou ainda o relatório completo da consulta pública que foi realizada pela SME sobre o referencial, consulta essa que foi disponibilizada à população através de site na internet e com preenchimento de questionário.

A presidente do CME, Rosemary Santiago, ratificou aquilo que, para ela, se transformou na marca registrada da gestão da professora Nilmecy Gonçalves: afetividade e amor, importantíssimos para nortear os caminhos da Rede Municipal de Ensino e para quaisquer outros projetos que envolva a área da Educação.

Essa mesma marca foi ratificada pela professora Lúcia Bittar, que disse ainda que a atmosfera trazida pela professora Nilmecy Gonçalves foi singular, capaz de compor numa rede como a de Itabuna, complexa e grandiosa, um ambiente primoroso de harmonia e paz.

O vice-presidente do Fórum Municipal, professor Edjaldo Vieira, falou também dos avanços da Secretaria Municipal de Ensino, excepcionalmente no tocante à qualidade do trabalho das assessorias do DEB que conseguiram suscitar, administrar, efetivar e concluir os documentos importantes que norteiam a educação municipal. Pontuou também o papel crucial do CME e do Fórum.

Ao final, a professora Nilmecy externou que pretende realizar um evento no Teatro Municipal Candinha Doria, em dezembro, para que se proceda à equipe de transição a apresentação dos principais documentos da secretaria e da Rede Municipal de Ensino e já deixou registrado o convite para que o CME e o Fórum Municipal da Educação participem.

Sobre o Referencial Curricular, uma escrita envolvendo vários segmentos da rede e vários órgãos, o CME agora terá um tempo para avaliar o documento e emitir um parecer.

Prefeitura de Itabuna.
Secretaria Municipal da Educação (SME).
30 de novembro de 2020.