QUASE MIL EXPECTADORES ACOMPANHAM LIVE DA ABERTURA OFICIAL DAS AULAS NA REDE MUNICIPAL

15/09/2020 | Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Itabuna procedeu nesta segunda-feira (14), através de transmissão ao vivo pela internet no canal do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) no You Tube, a abertura oficial do ano letivo de 2020, com uma proposta inicial de atividades não presenciais com blocos impressos preparados pelos professores e supervisionados pelos coordenadores pedagógicos.

A proposta, segundo a SME, foi a que melhor se adequou à realidade dos estudantes da rede, uma vez que a maior parte não tem acesso constante à internet, inviabilizando, assim, a possibilidade de aulas mediadas pela tecnologia. Segundo a diretora do Departamento da Educação Básica (DEB) da secretaria, professora Regiane Cruz, “as atividades foram preparadas pelos professores, os pais e responsáveis devem comparecer nas unidades para buscá-las, leva-las até os estudantes, que as responderão em casa. Depois, os próprios pais levarão as atividades respondidas para a escola, quando pegarão um novo bloco”, explicou a diretora que disse ainda que essa modalidade é uma ideia inicial que poderá ser convertida, depois, num modelo híbrido, quando as autoridades de saúde, sanitária e epidemiológica do município autorizarem a reabertura das unidades escolares para aulas presenciais.

Cruz explicou que, se o modelo híbrido não for autorizado nos próximos meses, o ano letivo de 2020 deve seguir pelo menos até o mês de maio de 2021. Havendo essa autorização, ainda que com uma quantidade menor que a habitual de alunos em sala, a data de encerramento deverá ser adiantada em um ou dois meses, podendo terminar em março ou abril, isso porque, embora tenha autorizado que o calendário escolar tenha uma quantidade menor de dias letivos (geralmente são 200), o Ministério da Educação manteve a carga horária obrigatória anual, que é de 800 horas.

“Com esses blocos, teremos condição de garantir, até o mês de dezembro, quase a metade da carga horária. O restante poderá ser complementado integralmente com os blocos ou com as aulas presenciais que acontecerão, muito possivelmente se autorização houver, num esquema de revezamento nas quantidades de alunos, semana a semana”, concluiu Cruz.

Caso as aulas nas escolas venham a acontecer, os estudantes que apresentam comorbidades estarão dispensados, até que haja uma ação ampla de imunização (a distribuição de uma vacina) ou que novos estudos indiquem a erradicação da pandemia de COVID-19.

Pelo cronograma, os primeiros estudantes que receberão os blocos serão os do 9º ano do Ensino Fundamental e equivalentes, como os das Turmas de Conhecimentos Específicos (TCEs) – Estágio 2 (referente aos 8º e 9º anos) e os da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Etapa V (também referente aos 8º e 9º anos), com atividades que já poderão ser buscadas nas escolas na próxima quarta-feira (16). Já no início de outubro (no dia 5), todos os estudantes do 1º ao 8º ano terão os seus blocos, incluindo as TCEs 2, equivalentes aos 6º e 7º anos e a EJA – Etapas I à IV, equivalentes aos 1º ao 7º anos. E finalmente no dia 19 de outubro, os blocos serão disponibilizados para todos os estudantes da Educação Infantil (creche e pré-escola).

A SME explicou ainda que alinhar o início do ano letivo com os blocos impressos foi necessário porque, diferentemente das escolas particulares e estaduais, o ano letivo de 2020, na Rede Municipal de Ensino de Itabuna, ainda não havia acontecido, o que poderia causar prejuízos para o município no Censo Escolar de 2021 do Ministério da Educação.

Intercalando os momentos de informação com outros de descontração, a live, que teve um pico de audiência de 950 expectadores, teve ainda a participação dos assessores de Arte e Educação Lucas Oliveira e Sílvia Smith, com a apresentação de um texto em cordel falando sobre o início do ano letivo na perspectiva de uma nova realidade. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Itabuna Gemima Almeida também participou e falou sobre os protocolos de segurança no manuseio das atividades não presenciais. As mensagens de boas-vindas e de abertura oficial do ano letivo, assinadas pela secretária da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, foram lidas pela assessora do Departamento de Educação Básica, professora Shirlene Alves, ao lado da secretária, que ficou impedida de se pronunciar devido à uma intervenção recente da qual ainda está se recuperando.

Nas mensagens, foram ressaltados o empenho da SME, dos professores, dos gestores escolares, dos coordenadores pedagógicos e agora, mais ainda, dos familiares e dos estudantes, que deverão criar uma rotina de estudos dentro de casa, preferencialmente num local tranquilo, calmo e sem barulhos.

Para quem não conseguiu assistir à transmissão, o conteúdo completo da live pode ser novamente acessado através do endereço https://www.youtube.com/watch?v=Huwz5X3sStQ. Toda a exibição foi traduzida instantaneamente para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Prefeitura de Itabuna.
Secretaria Municipal da Educação (SME).
14 de setembro de 2020.