Secretaria Municipal de Saúde lança Plano de Ação para ampliar cobertura vacinal em Itabuna

14/09/2020 | Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Itabuna, através do Departamento de Vigilância à Saúde e da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde elaborou um Plano de Ação contendo uma série de propostas para o aumento das coberturas das vacinas no município. Com o objetivo de sensibilizar profissionais de saúde e o público em geral sobre a importância de não postergar a vacinação e manter níveis de cobertura vacinal elevado, a Coordenação de Imunização em parceria com o Departamento de Atenção Básica e o apoio da Vigilância em Saúde realiza a ação “VACINAÇÃO EM DIA, MESMO NA PADEMIA DA COVID”.

A ação possui como público alvo crianças e adolescentes menores de 19 anos. De acordo com a SMS, o foco do projeto será realizar a atualização do calendário vacinal e inserção desses registros no banco de dados do novo módulo eSUS imunização, conforme a Nota Informativa Conjunta N° 01/2020 DIVEP/SUVISA e DAB/SAIS de 07 julho de 2020.

Ao todo, 17 ações foram propostas no sentido de colocar em prática o plano de ação. As propostas abordam desde questões mais técnicas, até medidas como avaliação das Coberturas Vacinais, a fim de alcançar as metas preconizadas, bem como a divulgação através dos meios de comunicação e redes sociais sobre a importância da vacinação e adesão à ação. Distribuída em quatro módulos, a execução das ações do 1º módulo já tem início na próxima semana, dia 15, indo até o dia 21. O segundo tem previsão de iniciar 22/09 e terminar 28/09. Já o terceiro vai de 29/09 a 05/10 e o quarto de 06 a 13/10.

Este planejamento conta com a parceria do Departamento de Atenção Básica, Coordenação de Saúde da Criança e Adolescente, Coordenação de PACS, Departamento de Vigilância em Saúde, Departamento de Comunicação, Coordenação de Saúde Mental e Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde.