PROTEÇÃO À COVID-19: ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBEM ADAPTAÇÕES IMPORTANTES

19/08/2020 | Assessoria de Comunicação

Cidades do mundo inteiro ainda enfrentam a pandemia de COVID-19 e no Brasil ainda não há quaisquer possibilidades de previsão sobre quando as aulas presenciais serão retomadas. Mas, enquanto professores, funcionários e estudantes são mantidos sob o distanciamento social, necessário para conter o avanço de contágios, em Itabuna, os gestores foram orientados pela Secretaria Municipal da Educação (SME) e estão aproveitando esse momento para providenciarem tudo o que for necessário para que a segurança à saúde de todos esteja resguardada.
Um exemplo dessas ações vem de algumas escolas como o Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), Ana Francisca Messias e Frederico Smith.

No IMEAM, primeira escola da Rede Municipal de Ensino a contar com o vetor disciplinar, foi providenciada a instalação de novas pias em locais estratégicos. A escola irá receber, para o ano letivo de 2020, 1.250 estudantes.
Nas escolas Ana Francisca Messias e Frederico Smith Lima, na Urbis IV, além do aumento na quantidade de pias para lavar as mãos, estão acontecendo serviços de revitalização da pintura das paredes internas e reformas nos pisos e de telhados, tudo com o apoio de integrantes das comunidades escolares (professores e pais) e da SME, através do Departamento de Infraestrutura.

Na Escola Ana Francisca, as novas pias foram instaladas com parte da verba do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Ministério da Educação, mas a maior parte dos serviços foram viabilizados graças ao comprometimento da equipe e realização de rifas. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, todos os gestores vêm compreendendo a atual circunstância e estão desenvolvendo as devidas adaptações.

Sobre a volta às aulas, contudo, a SME continua aguardando o índice de novos casos de COVID-19 alcançarem patamares seguros, perspectiva essa que só pode ser atestada pelas autoridades de saúde e das vigilâncias epidemiológica e sanitária, tanto as locais quanto ao do Governo do Estado, via secretarias municipal e estadual de Saúde.

A SME ressalta que o momento é o de ficar em casa, usar a máscara e manter hábitos de higiene constantes e informa que o Município de Itabuna tem mantido um diálogo direto com a Secretaria Estadual da Educação (SEE) para que as ações e decisões estejam sintonizadas, unificadas e em sincronia.
___
Prefeitura de Itabuna.
Secretaria Municipal da Educação (SME).
19 de agosto de 2020.