LIVE DESTACOU A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO PARA A SAÚDE DOS JOVENS DURANTE A PANDEMIA

19/08/2020 | Assessoria de Comunicação

Ontem (18), a Secretaria Municipal da Educação (SME) transmitiu a live “Juventude e Saúde: Fortalecendo o Sistema Imunológico” com a professora de educação física da rede, Alana Diala Bezerra Ferreira. Mediada pela técnica da Formação Continuada do DEB, professora Alena Silva Santos, a palestra faz parte da grade de programação da III Semana Municipal da Juventude 2020 que está trabalhando o tema “Conectados contra o coronavírus”.

Ao iniciar, a professora Alana falou sobre a importância do conhecimento científico e humanizado em tempos de pandemia como a da COVID-19 e destacou que muitas pessoas não estão obedecendo os protocolos de segurança estabelecido pela OMS, em parceria com outros órgãos de saúde. “Quando se trata de preservação da vida, de saúde física e mental, é muito importante obedecê-los. O uso da máscara, o distanciamento, a higiene das mãos e o isolamento social, são os protocolos que mais dão segurança contra o vírus”, disse.

A palestrante fez uma breve explanação sobre o sistema imunológico e os benefícios da prática de exercícios físicos para o seu fortalecimento. “Os exercícios melhoram a saúde mental, aumentam a circulação sanguínea, elevam a temperatura corporal, o que dificulta e anula a ação dos vírus e das bactérias, inibem os hormônios do estresse que causam queda do sistema imunológico e despejam no nosso organismo o hormônio serotonina, que traz a sensação de bem-estar”, explicou.

Contudo, ressaltou que os exercícios moderados são os mais indicados para esse momento de isolamento social. Alana também motivou os jovens sedentários a começarem a se exercitar. “O fortalecimento do sistema imunológico é um efeito de longo prazo que vai se adaptando com a rotina de treinos”, completou.

Ao final da live, a educadora física respondeu às perguntas feitas no chat e deixou algumas dicas para os jovens sedentários que desejam praticar exercícios físicos, como consulta médica e checkup, avaliação física com um profissional da área para poder adequar um treino específico, manter uma alimentação saudável e beber, pelo menos, três litros de água por dia.

Na sexta (21), às 14h, será a vez da live “BATE PAPO: Juventude em Tempos de Pandemia: Cotidiano e Expectativas”, com a diretora pedagógica do IMEAM, professora Wildes Alvarenga e alunos convidados pelo canal da Secretaria de Educação/Núcleo de sTecnologia Municipal (NTM) no You Tube com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).