Live de ontem discutiu “O Conhecimento e a Elaboração do Currículo na Perspectiva da PHC”

14/08/2020 | Assessoria de Comunicação

Ontem (13), a Secretaria Municipal da Educação (SME) transmitiu a 14ª live da Formação Continuada à Distância e abordou com a palestra “O conhecimento e a elaboração do Currículo na perspectiva da PHC” da professora doutora, Julia Malanchen, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A mediação foi feita pela técnica da Formação Continuada do Departamento de Educação Básica – DEB/SME, professora Janaína de Oliveira Menezes.

Julia, que possui pós-doutorado em Educação e Currículo pelo Institute of Education University College London em Londres, destacou que “o currículo é uma síntese dos principais elementos que foram produzidos durante a história da humanidade para que sejam transmitidos para as novas gerações”.

Durante a sua exposição, a professora doutora comentou que a PHC não trabalha com improvisos, com espontaneísmo, brincadeiras e lúdico tem objetivos claros, intencionalidade pelo professor no ato de ensinar. “O professor sabe que objetivos ele quer alcançar e que tipos de atividades ele vai desenvolver. A PHC é uma teoria que pensa na elaboração de um currículo, com conteúdos pensados de forma universal”, disse.

Também reforçou que a PHC defende o acesso ao que há de mais elaborado e desenvolvido, através do conhecimento cientifico filosófico, artístico, de forma objetiva para todos. Por fim, comentou a importância da escola, do currículo que a compõe e a importância do professor nesse processo de construção do conhecimento.

Ao final da live, que teve um alcance de 450 pessoas simultâneas, os participantes puderam tirar as dúvidas com a palestrante, acerca do tema. A secretária de educação, professora Nilmecy Gonçalves, acompanhou a palestra e sentiu-se satisfeita com a repercussão da live, que em sua opinião, “agregou ainda mais valor à formação dos professores da Rede Municipal de Ensino”.

Na próxima semana, a SME segue com mais lives e traz na segunda (17), o tema
“A especificidade da Educação no campo e a PHC” com a professora doutora Clarice Zientarski (UFC) e será mediado pela técnica da Formação Continuada, professora Alena Santos da Silva.

As lives contam com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e são transmitidas pelo canal do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), no You Tube.
Prefeitura de Itabuna.
Secretaria Municipal da Educação.
14/08/2020.