A abordaram do “Componente Curricular Matemática” na live de ontem (10) contou com duas palestrantes

11/08/2020 | Assessoria de Comunicação

A 13º live da Formação Continuada à Distância da Secretaria Municipal da Educação (SME), transmitida nesta segunda (10), explanou o tema “O Componente Curricular Matemática – Anos Iniciais – à luz da PHC”.

A palestra, que teve um alcance de 350 pessoas simultâneas, contou com as professoras mestras, Francielly Giaretton, da Rede Municipal de Ensino de Cascavel/PR e Leonete Dalla Vecchia Mazaro, da Faculdade DOM BOSCO-CASCAVEL/PR e foi mediada pela coordenadora da Formação Continuada, professora Patrícia Nayara Caldas Silva Rocha.

Ao dar início à sua fala, Francielly ressaltou a importância do trabalho da Secretaria Municipal da Educação na elaboração do próprio currículo da rede. “O currículo é um documento primordial para organização do trabalho pedagógico e para a condução do ensino em toda a rede”, falou.

Na sua abordagem, ela comentou que a matemática está presente na vida das crianças desde que elas são pequenininhas, seja ouvindo músicas, juntando carrinhos ou encaixando peças. “Quando elas vão para a escola, o professor precisa organizar esses processos. O objetivo principal é que a criança se aproprie o pensamento teórico”, disse.

E citou que os conceitos matemáticos ensinados nas escolas são utilizados como instrumentos simbólicos que vão atuar como mediadores na relação dos alunos (do sujeito) com o mundo. “A PHC, nesse sentido, tem como pressuposto fundamental que a função social da escola pública é, possibilitar aos alunos a apropriação dos conceitos dos conhecimentos científicos”, destacou.

Já a professora mestra, Leonete Mazaro destacou que é importante dar base, sustentação para que a criança consiga compreender o conteúdo, do mais simples ao mais complexo. Também explicou que quando se tem como norte pedagógico a pedagogia histórico-crítica, é preciso compreender que essa teoria não aceita qualquer tipo de trabalho. “A PHC exige intencionalidade, compreensão dos elementos que compõem a totalidade, ela exige planejamento. Não podemos nos pautar pelo imediatismo e pela improvisação”, pontuou.

A secretária de educação, professora Nilmecy Gonçalves, sempre presente em todas as lives, agradeceu às professoras mestras pela brilhante explanação acerca da disciplina matemática e comentou sobre o quão importante tem sido a contribuição de todos esses palestrantes com a abordagem da PHC para a formação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino.

A próxima live será nesta quinta (13), às 14h com o tema “O conhecimento e a elaboração do Currículo na perspectiva da PHC”. A palestrante será a professora doutora, Julia Malanchen (UNIOESTE). A mediação será feita pela técnica da Formação Continuada, professora Janaína de Oliveira Menezes.

Todas as lives estão sendo transmitidas pelo canal da SME/NTM no Youtube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Link:https://www.youtube.com/channel/UCm0zo4yIVfCjVUBfnan5Dsg