PREFEITO ANUNCIA TESTAGEM EM MASSA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

07/08/2020 | Assessoria de Comunicação

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, atento e sensível aos argumentos apresentados pela secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves acerca da necessidade de testagem de alunos, professores e demais funcionários da Rede Municipal de Ensino, confirmou em reunião nesta quinta-feira (6), que realizará as testagens. O secretário municipal de Saúde, Emerson Oliveira, também esteve presente na reunião.

A partir da próxima segunda-feira (10), as duas secretarias municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS) estarão em regime de cooperação com a Secretaria Estadual da Educação (SEE) e com o Núcleo Territorial de Educação (NTE-5) através de uma força-tarefa na testagem dos cerca de 12 mil estudantes, professores e funcionários da rede estadual em Itabuna.

O secretário estadual de Educação, professor Jerônimo Rodrigues já havia anunciado essas testagens na semana passada, estendendo essa amostragem ainda para as cidades de Ilhéus e Jequié, a rigor do que já aconteceu em Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca, se destacando as ações de enfrentamento que surgem a partir dos prognósticos que estão sendo organizados pela Secretaria Estadual da Educação (SEE).

O secretário salienta, contudo, que as testagens não têm relação direta com quaisquer prospectos sobre quando as aulas irão retornar. “Embora estejamos com algumas perspectivas postas, qualquer decisão que aconteça sobre retomar as aulas na Bahia só será tomada com o aval das autoridades de saúde”, ratificou.

Para o prefeito Fernando Gomes , “houve a compreensão de procedermos esses testes também em nossas escolas municipais e assim o faremos”, disse.

A secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, disse que os testes na rede municipal deverão ser iniciados, no mais tardar, no começo de setembro.

Os dados consolidados irão pautar os relatórios técnicos as autoridades que versarão sobre as atividades educacionais presenciais. Os mesmos dados poderão sugerir ainda a manutenção do adiamento das atividades letivas. A Secretaria Municipal da Educação (SME) estima que em Itabuna, calculando a quantidade de testes nas redes municipal e estadual, realize 30 mil exames, 20 mil somente na rede pública do município.

“Até aqui, acredito que será uma das maiores ações de testagens desse tipo na Bahia e no interior do Brasil, imprescindível para somarmos forças nas garantias de saúde e da proteção da vida nas escolas”, pontuou a professora Nilmecy Gonçalves.

_

Prefeitura de Itabuna.
Secretaria Municipal da Educação (SME).
07 de agosto de 2020.