“A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA PHC” ABRE NOVO CICLO DA II ETAPA DE LIVES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

04/08/2020 | Assessoria de Comunicação

Com o tema “A organização do trabalho pedagógico na perspectiva da PHC”, a 12ª live abriu nesta segunda-feira (03), o segundo ciclo de palestras da II etapa da Formação Continuada à Distância da Rede Municipal de Ensino, promovida pela Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME).

A palestrante da vez foi a professora doutora, Ana Carolina Galvão da UFES e a mediação foi realizada pela técnica da Assessoria do Departamento da Educação Básica da SME, professora Elisângela dos Santos. Ao expor sobre o assunto, Ana comentou sobre a importância da estruturação do trabalho pedagógico. “Não tem como falar em organização do trabalho pedagógico sem, sem pensar na função que tem o planejamento didático e quais os elementos fundamentais para esse planejamento”, destacou.

A professora doutora citou, também, que existem formas adequadas de produzir o processo de desenvolvimento dos indivíduos, desde a educação infantil, quando as crianças entram na creche. “Refiro-me a todo o processo que se dá dentro de um espaço determinado, com uma função específica que deve ter profissionais preparados para a organização dessas atividades, de forma a desenvolver os indivíduos”, disse.

E se valeu das palavras do professor Dermeval Saviani, ao falar que “a educação serve ao objeto de transformação dos indivíduos”. Tal transformação, segundo Ana, se dá por meio do trabalho educativo, que deve ser intencional e dirigido a determinadas finalidades, sendo necessário, portanto, um planejamento.” Este planejamento deve ser feito pelo professor”, pontuou.

A live, que teve um alcance de 500 pessoas simultâneas, foi bastante produtiva e contou com a interação de muitos participantes que enviaram inúmeras perguntas. A professora Elisângela agradeceu à palestrante, em nome da secretária de educação, professora Nilmecy Gonçalves, por ter partilhado o seu conhecimento nesse momento tão especial da construção do referencial curricular da rede de ensino do município.

Voltada para os professores da rede, as lives têm tido um alcance além da comunidade pedagógica da nossa cidade e região, com a participação de pessoas de outros estados do Brasil.

Na próxima quarta (05), a SME vai transmitir a live do professor doutor, Fábio Fernandes Villela da UNESP, com o tema “A organização curricular da PHC na Educação de jovens e adultos” e contará com a mediação da técnica da Formação Continuada do DEB/SME, professora Janaína de Oliveira Menezes.

As lives contam com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e são transmitidas sempre através do canal do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), no You Tube.
Prefeitura de Itabuna.
Secretaria Municipal da Educação (SME).
03/08/2020.