III Workshop da Educação Inclusiva começa amanhã (29)

28/07/2020 | Assessoria de Comunicação

A Escola Municipal Margarida Pereira vai promover nos dias 29 e 31 de julho de 2020, o III WORKSHOP DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, com o tema: “Ninguém sabe que estou aqui: a interface políticas públicas, escola, família no contexto pandêmico”.

O evento vai acontecer através de plataformas digitais, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (SME) e tem por objetivo propiciar a formação continuada dos profissionais que atuam nas turmas regulares e nas Salas de Recursos Multifuncionais com Atendimento Educacional Especializado (AEE), promover e estimular a reflexão na construção de adaptações curriculares para os alunos público-alvo da Educação Especial.

A escolha da temática, segundo o diretor da escola, professor Érico Santos, se deu em virtude de a escola atender 50 alunos na Sala de Recursos Multifuncionais no corrente ano, sendo que nos espaços de planejamentos os professores externam as dificuldades em melhorar suas práticas pedagógicas no contexto da educação inclusiva. “É preciso ter o olhar voltado para as competências dos alunos, e não apenas para suas limitações, de modo a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desses educandos”, disse.

A palestra de abertura terá como o tema central “Ninguém sabe que estou aqui: a interface políticas públicas, escola, família no contexto pandêmico”, seguida do cine debate com a discussão do filme: Meu nome é Rádio.

Para o dia 31, a programação contará com o relato de experiência “Tecendo redes: especificidades da atuação docente do profissional da Sala de Recursos Multifuncionais” e a mesa redonda “O contexto da educação inclusiva – múltiplos olhares”.

A partir do workshop, a escola pretende dar suporte aos docentes na busca da consolidação de bases para a construção e estruturação de uma escola acolhedora e que garanta o direito fundamental de aprender. “Estamos conscientes do papel da gestão e sensíveis a tais demandas”, destaca o professor.

Em sua primeira edição, ocorrida em 2018, o Workshop contou com atividades desenvolvidas por várias instituições direcionadas à inclusão no município de Itabuna. Já na segunda, em 2019, o evento firmou uma parceria com DCIE/UESC e com o Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva CEPEI, através da Assessoria da Educação Inclusiva/PMI.

O workshop vai contar com a tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o acesso ao workshop será através do canal do YouTube da Escola Margarida Pereira pelo link:https://www.youtube.com/channel/UC1udbUE3_3ytZyAIom_tUPQ

#educaçãoespecial
#inclusão
#secretariadeeducação
#prefeituradeitabuna