SME INICIA PAGAMENTOS NESTA SEXTA (24), DO FUNDEB 60

24/07/2020 | Assessoria de Comunicação

A secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Santos Gonçalves, confirmou, nesta sexta-feira (24) que a creditação dos salários da Secretaria Municipal da Educação (SME) já está sendo feita nessa sexta-feira (24), com os pagamentos de quem recebe pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica 60 (Fundeb-60). O pagamento foi autorizado pelo prefeito Fernando Gomes.

Para ele, “estamos enfrentando um momento difícil, especialmente no que se refere à entrada de recursos na prefeitura, mas pagar servidor em dia é prioridade e, por isso, temos dado prioridade para a Educação, como vem sendo feito”.

Este já é o 21º mês consecutivo de antecipação de salários. Para Gonçalves, “pagar em dia reflete o cuidado dos gestores, começando pelo prefeito, de que os nossos colaboradores sejam valorizados. É muito importante que o quanto possível puder ser feito para minimizar os impactos da pandemia entre os servidores e professores, estaremos fazendo”, pontuou.

A secretária destacou ainda que o Fundeb, principal fonte de financiamento da Educação, vem sofrendo quedas sucessivas nos repasses, em virtude da crise econômica desencadeada pela pandemia de Covid-19. Em Itabuna, a queda nos repasses dos últimos dois meses foi de 15,05% quando comparado ao mesmo período do ano 2019, sendo que o total do recurso previsto anunciado pelo governo federal seria superior em 3,03% ao montante consolidado no exercício 2019.

Essa realidade representa um desafio para a manutenção do pagamento dos salários dentro do próprio mês e nessa perspectiva vários estudos estão sendo realizados pelo Departamento Financeiro da SME para garantir a pontualidade e política de valorização dos profissionais. “Diante do contexto apresentado e da política de liquidação imediata do recurso em conta destinada à folha dos profissionais da Educação, iniciaremos o pagamento hoje (24) do centro de custo FUNDEB 60 no valor de R$3.770.500,82 e nos próximos dias, dentro do prazo, fecharemos os demais pagamentos”, finalizou a secretária.

___

Prefeitura de Itabuna.
Secretaria Municipal da Educação (SME).
24/07/2020.