Secretaria Municipal da Educação promove segundo momento de apresentação da Proposta Pedagógica de retorno das atividades letivas para Conselho Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação e Sindicato do Magistério Municipal de Itabuna

24/07/2020 | Assessoria de Comunicação

Na manhã de ontem (23), a diretora do Departamento de Educação Básica – DEB, Regiane Cruz dos Santos e Shirlene Silva do N. Alves, da Assessora da direção do Departamento da SME, participaram de uma reunião virtual com a coordenadora do Fórum Municipal de Educação(FME), professora Lúcia Bittar, a presidente do Sindicato do Magistério Municipal de Itabuna – SIMPI, professora Carminha Oliveira e a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Rosemary Santiago.
O objetivo do encontro foi dar continuidade à apresentação da proposta pedagógica da Secretaria que contempla o plano de retorno das aulas e o funcionamento das escolas no ano letivo de 2020. De acordo com a diretora do DEB, Regiane Cruz, “no plano de retorno as aulas estão sendo respeitados três pilares, quais sejam os documentos normativos emitidos, garantia de efetivação de medidas de segurança bem como participação e diálogo com os órgãos e Conselhos”.

Durante a reunião, foi apresentado o redimensionamento do plano de ação que traz como uma das propostas, o trabalho do ensino híbrido, com o retorno gradual dos alunos e o funcionamento das escolas com a divisão das turmas em dois grupos, a fim de promover a segurança na saúde de todos nas unidades escolares, bem como a previsão de retorno das atividades escolares. “A ideia é que o aluno participe das aulas presenciais, fortaleça e consagre os conhecimentos com atividades escolares não presenciais para que possa dar continuidade aos estudos em casa”, destacou Regiane.

Na oportunidade, as participantes aproveitaram para elogiar e parabenizar o trabalho da secretaria de educação com a jornada da jornada pedagógica a partir da formação continuada à distância. “Parabéns pelo trabalho da formação de professores que está sendo excelente! Estamos redescobrindo competências que não sabíamos que tínhamos”, comentou a presidente do Fórum Municipal, professora Lúcia Bittar.
A presidente do SIMPI, professora Carminha Oliveira, parabenizou pelo “momento pedagógico que a rede está ofertando aos professores”. A presidente do CME, professora Rosemary pontuou que “entende ser muito difícil um retorno presencial das atividades escolares para este ano, destacando que a possibilidade de retorno presencial deve verificar diversos fatores para garantir um retorno com a devida segurança”.
A professora Regiane esclareceu que outras possibilidades de retorno das atividades estão sendo pensadas pela Secretaria, inclusive na modalidade totalmente não presencial, motivo pelo qual haverá apresentação desse novos formatos aos referidos órgãos e instituições “e preciso oferecer vários planos, para que seja possível o retorno das atividades com os alunos em setembro”, pontuou.

Uma vez concluídas, as propostas serão encaminhadas ao Conselho Municipal de Educação CME para conhecimento e apreciação.